Jogando sem seus principais jogadores, o Vasco acabou surpreendido pelo eficiente futebol do Nova Iguaçu e perdeu por 2 x 0, nesta quarta-feira (31), pela quinta rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. O jogo foi disputado no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), e derrubou o time vascaíno para a quinta posição, com oito pontos, e agora não mais invicto O adversário entrou no G-4 – zona de classificação – com 10 pontos.
Do time que começou jogando contra o Bangu, no domingo (28), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, apenas o goleiro Léo Jardim e o atacante David Corrêa foram titulares – outros dois atletas não poderiam jogar: o volante Jair, expulso em decisão errada do árbitro, no domingo, e Paulinho, que após entrada violenta de um adversário, rompeu os ligamentos do joelho e ficará dez meses afastado do futebol. Assim, o técnico Ramón Díaz colocou em campo um equipe basicamente reserva, para lançar alguns titulares na segunda etapa.
A partida começou agitada. A primeira chance de perigo foi do bom time do Nova Iguaçu, que carimbou o travessão em chute de Xandinho, de fora da área. Aos 25, mais uma polêmica de arbitragem aconteceu com o Vasco. Cayo Tenorio, que já havia sido advertido com cartão amarelo, atingiu Rossi de forma desleal, cortando a perna do atacante, mas o juiz sequer marcou a falta.
O Vasco pressionava, porém, quem abriu o placar foi o adversário. Após falha de Maicon, aos 33, Yago roubou a bola e tocou para Carlinhos, que livre de marcação, fez o primeiro gol. O time de São Januário até esboçou uma reação, mas sem objetividade, não conseguiu mudar o marcador.
Na volta para o segundo tempo, o técnico colocou os titulares Lucas Piton e Payet, que estavam na reserva. Logo aos dois minutos, Piton cruzou na medida para Rayan, que desperdiçou chutando para fora. Aos 23, em mais um cruzamento de Piton, o atacante Vegetti, de cabeça, quase empatou. No lance seguinte, Payet tentou de fora da área e acertou a trave.
Porém, quem voltou a sorrir foi o mandante. Aos 44, em triangulação pela esquerda, Bill serviu Lucas Campos, que só empurrou para o gol e fez o segundo do Nova Iguaçu, fechando o placar.
As equipes voltam a campo para a sexta rodada do Campeonato Carioca neste fim de semana. No sábado, o Nova Iguaçu abre a rodada diante do Botafogo, a partir das 16h, no Bezerrão (DF). No dia seguinte, às 19h, o Vasco volta a jogar no Maracanã, diante do Flamengo, para mais um Clássico dos Milhões.
NOVA IGUAÇU 2 X 0 VASCO
NOVA IGUAÇU – Fabrício Santana; Cayo Tenório (Yan Silva), Gabriel Pinheiro, Sérgio Raphael e Maicon Esquerdinha; Fernandinho (Ronald), Igor Fraga (Albert), Xandinho (Lucas Campos) e Yago (Sidney); Bill e Carlinhos. Técnico: Carlos Vitor
VASCO – Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon (João Victor), Léo e Julião (Lucas Piton); Zé Gabriel, Praxedes e Serginho (Erick Marcus); Rayan, David (Payet) e Rossi (Vegetti). Técnico: Ramón Díaz.
GOLS – Carlinhos, aos 33 minutos do primeiro tempo; Lucas Campos, aos 44 do segundo.
CARTÕES AMARELOS – Cayo Tenório, Gabriel Pinheiro, Igor Fraga, Lucas Campos (Nova Iguaçu); Léo (Vasco).
ÁRBITRO – João Marcos Gonçalves Fernandes.
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG).