Em noite de clássicos na Copa do Brasil, valendo vaga nas semifinais da Copa do Brasil, Botafogo e Vasco protagonizaram um jogo emocionante no Nilton Santos nessa quinta-feira (11). Cruzeiro e Atlético-MG também duelaram pela vaga na outra semifinal, em um Mineirão lotado.
Botafogo x Vasco
Em noite de recorde de público no ano, com mais de 40 mil torcedores presentes no estádio Nilton Santos, Vasco e Botafogo realizaram um duelo digno da história do clássico. Após o resultado de 1 a 1 no jogo de ida, em São Januário, a equipe que vencesse a partida da noite de ontem (11) estaria classificada para as semifinais.
Após uma pressão inicial do Botafogo, foi o Vasco que abriu o placar, com Nuno Moreira, após rebote do goleiro em cobrança de falta de Phillipe Coutinho. O Botafogo continuou a dominar as ações, até que no final do primeiro tempo, Leo Jardim cometeu pênalti em Joaquin Correa, e Alex Telles converteu para, mais uma vez, empatar o confronto.
No segundo tempo, um cenário parecido, Botafogo pressionando a equipe vascaína, que realizava ataques esporádicos, mas não conseguia converter suas chances. Com o placar empatado no apito final, a classificação seria disputada nas penalidades, realidade que tem sido frequente para o time do Vasco na competição, que contando as últimas duas edições, se classificou cinco vezes nos pênaltis.
Após Vegetti converter a primeira cobrança, mais uma vez Leo Jardim ficaria frente a frente com Alex Telles. Entretanto, o goleiro cruzmaltino levou a melhor e defendeu o pênalti do lateral. Após a defesa, ambas as equipes converteram todas suas penalidades, resultando na classificação vascaína para as semis pelo segundo ano consecutivo.
O Vasco agora terá mais um clássico, desta vez, conta o Fluminense, valendo vaga na final da competição. O Botafogo, por sua vez, segue sem conquistar a Copa do Brasil, e irá concentrar seus esforços apenas no campeonato brasileiro até o final da temporada.
Cruzeiro x Atlético-MG
No Mineirão, o Cruzeiro entrava em campo com boa vantagem sobre o rival Atlético, que por sua vez, teria que conseguir uma virada histórica para avançar de fase. Entretanto, o sonho atleticano durou pouco, e a estreia do técnico Jorge Sampaoli foi frustrada por um gol de Kaio Jorge logo aos 5 minutos de jogo.
Com a vantagem de 3 a 0 no placar agregado, o Cruzeiro administrou o jogo, e no segundo tempo, Kaio Jorge marcou mais uma vez, sacramentando a classificação do maior campeão da Copa do Brasil, que volta a uma semifinal após 6 anos.
O cabuloso agora enfrenta o Corinthians, valendo outra vaga na final da competição.