GPS Brasília comscore

Varizes: saiba mais sobre a patologia que acomete as pernas e os pés

Diversas pessoas sofrem com dores, inchaço e desconforto na parte inferior do corpo causadas pelas veias dilatadas

Compartilhe:

As varizes são uma queixa muito comum, sobretudo entre as mulheres. A condição causa dores e desconforto nas pernas e nos pés, e dependendo da fase pode ser classificada em pequeno, médio ou de grande calibre, dificultando a **qualidade de vida**. A patologia é cercada de dúvidas e achismos, e apesar de bastante frequente ainda deixa muita gente com dúvidas sobre o tratamento.

Há quem ache que usar salto pode causar o problema, ou ainda de que muito esforço durante a musculação pode estourar vazos e veias, e até mesmo, o simples ato de ficar sentado por muito tempo poderia agravar a situação e causar ainda mais as **temidas varizes**. Por conta disso, o GPS conversou com a Angiologista Cristienne Souza para tirar algumas dúvidas.

![Cristienne Souza /Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Cortesia_a0fd81e1f5.jpeg)

A especialista explica que as varizes são veias que tornaram-se **permanentemente dilatadas**, alongadas e tortuosas, apresentando perda da função. Já o seu surgimento “_está ligado às interações entre fatores hereditários e adquiridos do próprio indivíduo, como gestação, obesidade, ortostatismo profissional prolongado (trabalhar muito tempo em pé), sedentarismo e o tabagismo. Vale destacar que, sejam quais forem as causas das varizes, os membros inferiores são os locais mais afetados por elas_”.

**Varizes nas mulheres**

De acordo com dados da **Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular** (SBACV), as varizes atingem 45% das mulheres e 30% dos homens com idade **acima de 30 anos**, no Brasil.

![Foto: Freepik](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Freepik_33379ec7f0.jpg)

O fato do índice de mulheres ser maior está ligado aos **hormônios femininos**. “_Foi observado que a doença ocorre com mais frequência nas mulheres e nas gestações, por ser o período no qual os hormônios estão mais elevados_”, confirma a angiologista.

E sobre o uso de saltos, a médica explica que não é uma causa direta do surgimento de varizes. Porém, em pessoas predispostas, o uso frequente pode **atuar como facilitador** por prejudicar a função da bomba muscular da panturrilha e consequentemente do retorno venoso.

Agora, **para prevenir o aparecimento das varizes**, as dicas da Dra. Cristienne são: **manter atividades físicas regulares** para fortalecimento da musculatura das pernas e melhorar o retorno venoso; **controle adequado do peso corporal**; evitar e/ou **cessar o tabagismo**; evitar ficar períodos prolongados na mesma posição ( muito tempo em pé ou sentado ); e ter um **acompanhamento regular com um médico** para evitar progressão da doença.

**O tratamento**

Seja pela **estética ou por desconforto**, depois de ler isso tudo, você deve estar se perguntando, mas como me livrar disso? Vamos lá!

Os tratamentos para varizes devem ser **individualizados para cada paciente**. Cada tipo de vaso responderá de maneira melhor ou pior a cada tipo de técnica. Por isso é importante realizar o tratamento com o **médico especialista**, pois ele saberá **qual a maneira mais eficaz em cada caso**. Além disso, a mesma pessoa pode possuir vários tipos de vasos doentes nas pernas e o tratamento ideal envolverá o uso de **técnicas combinadas**.

![Foto: Freepik ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Freepik_e4cdef8f93.jpg)