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Varejo declara guerra contra gigantes chinesas virtuais

Entidades do varejo têm pressionado o governo e o Congresso na tentativa de melhorar a **competição com e-commerces estrangeiros** que passaram a atuar no mercado de vendas online no Brasil. Empresas nacionais vêm se sentindo prejudicadas por sites como **Shein, Shopee e AliExpress**, alegando que eles não pagam tributos e tampouco respeitam regulamentações de segurança e antipirataria no País.

A estimativa de representantes do setor é que **a evasão fiscal por conta desse cenário gire em torno de R$ 14 bilhões anuais**. Com o aumento das vendas, a situação vem piorando, dizem as entidades. Questionadas sobre a cobrança de tributos, porém, a AliExpress, a Shopee e a Shein afirmam que atuam conforme as regras e os regulamentos estipulados pela lei brasileira.

De acordo com as varejistas brasileiras, o problema ocorre, principalmente, por causa do atual esquema de tributação na importação de produtos. **Compras internacionais entre pessoas físicas são isentas de taxas até o valor de US$ 50**. Muitas vezes, vendas em plataformas estrangeiras são consideradas transações deste tipo.

“_Nas operações B to C (business to consumer), onde você tem uma pessoa jurídica de um lado, no caso, as plataformas internacionais, e os consumidores brasileiros do outro, não é legal este tipo de operação_”, defende Edmundo Lima, porta-voz da Associação Brasileira de Varejo Têxtil (Abvtex).

A situação tem feito com que representantes do setor acusem a participação dessas empresas no mercado como uma espécie de **concorrência desleal**. Com sites e apps traduzidos para o português e opções de pagamento iguais às das varejistas nacionais, os consumidores têm a mesma facilidade de compra em e-commerces estrangeiros do que nas versões digitais de varejistas nacionais.

**Concorrência**

“_Gera concorrência desleal com os e-commerces situados aqui no Brasil, que estão regulados, que têm estoque e têm de cumprir com a legislação tributária e trabalhista_”, diz Mauro Francis, presidente da Associação Brasileira de Lojistas Satélites (Ablos), que reúne os principais varejistas brasileiros.

Além dos **problemas tributários**, os varejistas alegam que os e-commerces internacionais também não respeitam as normas técnicas para venda de produtos, além de abrirem espaço para a comercialização de produtos **falsificados** nas plataformas.

“_Afeta a concorrência, já que as empresas têm uma preocupação em relação à origem dos produtos, não comercializam produtos falsificados, além de todo o cumprimento da legislação vigente em relação à etiquetagem e à saúde e segurança do consumidor_”, explica Edmundo Lima, da Abvtex.

Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV, afirma considerar que a situação atual é uma “_evolução tecnológica do que a gente tinha antigamente com o camelô_”. “_Agora, o consumidor consegue comprar diretamente da China. Ficou muito fácil comprar_”, diz.

Em relação às normas técnicas para a venda de produtos, a AliExpress diz que monitora “_qualquer produto suspeito que possa desrespeitar os direitos intelectuais_”. Já a Shopee diz que toma “_medidas proativas para impedir que tais produtos sejam listados no marketplace_”. Também em nota, a Shein afirma exigir que seus fornecedores “_cumpram todos os parâmetros legais_”.

Redação GPS

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