GPS Brasília comscore

Valorização da literatura brasiliense destaca dificuldades de autores do DF

Durante a comissão geral da Câmara Legislativa, realizada nesta quinta-feira (18), escritores e representantes de instituições discutiram as dificuldades enfrentadas pelos autores brasilienses. O debate teve como foco a proposta de criação do programa de valorização da literatura brasiliense e incentivo à divulgação das obras literárias, presente no projeto de lei nº 227/23.

 

Autor do requerimento da audiência, o deputado Ricardo Vale (PT) apresentou projeto que visa criar um cadastro atualizado de todos os autores brasilienses, mapear a produção literária e promover a divulgação dessas obras. A proposta também estabelece que, pelo menos um décimo das aquisições de obras literárias pelo Poder Público, deve ser de escritores cadastrados.

 

Além disso, o projeto prevê ações para formação de novos leitores em escolas e bibliotecas públicas, assim como iniciativas de divulgação das obras por meio de eventos, concursos e editais.

 

Durante a comissão geral, diversos participantes destacaram a importância do projeto. Manoel Messias Evaristo Lima, presidente da Academia Gamense de Letras (AGL), enfatizou que colocar os livros nas escolas fortalece a democracia. Ele também defendeu a união das academias de letras do Distrito Federal para fortalecer o setor.

 

Arlene Muniz de Matos, vice-presidente da AGL, ressaltou que o projeto beneficiará todo o DF e não apenas uma região específica, afirmando que a cultura e a literatura são para todos.

 

Marcos Linhares, vice-presidente do Sindicato dos Escritores do DF (Sindescritores), considerou o projeto de lei promissor, porém ressaltou a importância de regulamentar a inclusão da literatura brasiliense nas escolas, conforme previsto na Lei Orgânica do DF.

 

Luiz Felipe Vitelli Peixoto, professor da rede pública e membro do Conselho Nacional de Política Cultural, reforçou o pedido pela regulamentação das normas relacionadas à produção literária local, destacando que a literatura brasiliense deve ser incluída no currículo escolar.

 

Já a deputada federal Erika Kokay (PT/DF) destacou a importância do pertencimento e da reinvenção das histórias por meio da literatura local, enquanto o deputado distrital Gabriel Magno (PT) ressaltou a importância do debate em 2023 e a necessidade de mais livros do que armas para fortalecer a democracia.

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.