Categories: República

Vacinação contra pólio atinge 47% do público-alvo no Distrito Federal

Para reforçar a **imunização dos moradores do Distrito Federal**, a Secretaria de Saúde disponibilizou, no último sábado (15), 22 pontos para multivacinação e testagem contra a covid-19, sendo 17 pontos fixos e cinco de vacina itinerante. Foram ofertadas imunizantes como **tríplice viral, pólio, tétano, febre amarela e influenza**, além da vacina contra a covid-19 para primeira dose, segunda dose e os reforços.

Durante a semana, os imunizantes estão disponíveis em mais de 100 locais de vacinação. Esses locais são atualizados diariamente.

**[Veja aqui os locais de vacinação espalhados pelo Distrito Federal](https://www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao)**

Moradores de Taguatinga, os pais Renato Bittar, 35, e Denise Campos, 36, levaram o pequeno João Vitor Campos Bittar, 2, para tomar a vacina contra a poliomielite na **Unidade Básica nº 6**, da região administrativa. “_Fica a 10 minutos de casa, mas durante a semana fica corrido para levar_”, declarou a mãe. “_É uma doença que traz sequelas muito graves e a gente não podia deixar nosso filho sem_”, completou Bittar.

João Vitor é um dos **76.699 imunizados contra poliomielite no Distrito Federal**, o que equivale a apenas 47,85% das crianças de 1 a 5 anos incompletos. A meta da campanha é atingir **95% do público-alvo**.

Pensando nos riscos da doença, a dentista Élida Silva de Araújo, 36, fez questão de **completar toda a caderneta de vacinação da filha**, Helena Araújo, de 1 ano e 9 meses. “_Às vezes a gente acha que a criança já está imunizada, mas falta algum reforço. O pediatra dela me orientou a vir_”, explica.

O **coordenador substituto da Atenção Primária à Saúde, Adriano de Oliveira**, reforça que o ideal é a família pedir a um profissional de saúde para conferir a caderneta de vacinação e assim atualizar algum imunizante, caso esteja faltando. “_As UBSs estão abertas todos os dias da semana, e manteremos esse esforço aos sábados também para que a população possa procurar e o DF tenha tranquilidade no controle das doenças_”, ressalta Adriano.

“_Nós estamos vendo uma geração que não teve contato com os efeitos da paralisia infantil, justamente por estar vacinada, mas estamos sob o risco diante dos baixos índices de imunizados_”, destaca.

No sábado, a Secretaria de Saúde ainda organizou ações para ir em busca de quem está com a imunização atrasada contra a covid-19. Cinco **Carros da Vacina** percorreram ruas e estradas de regiões urbanas e rurais onde há **baixos índices de vacinação**. Os veículos estiveram no Condomínio Privê (Ceilândia), Vale do Amanhecer (Planaltina), Paranoá, Santa Maria e Estrutural.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Share
Published by
Redação GPS

Posts Recentes

Com temática italiana, Nicolas Villa Real e Janiny Viana se casam no Lago Norte

Noiva desfilou com um vestido de conto de fadas, e festa foi um verdadeiro sonho…

24 minutos ago

Após repercussão, Mayara Noronha Rocha defende regulamentação dos “puxadinhos”

Esposa do governador Ibaneis ressaltou, contudo, que muitos não sabem sobre uma lei que rege…

38 minutos ago

Parque nos EUA ganhará montanha-russa mais alta e rápida do mundo

Brinquedo será inaugurado no verão de 2025 e alcançará velocidade de 95km/h

59 minutos ago

Com risco de prejuízos, CNC alerta sobre urgência para a reforma administrativa

Estudo revela que crescimento descontrolado da dívida pode prejudicar setor produtivo

1 hora ago

Depoimento de Carla Zambelli ao STF é remarcado para segunda-feira

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deve prestar depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) na…

2 horas ago

Irã lança mísseis contra Israel e ameaça novos ataques

Ofensiva atingiu, principalmente, Tel Aviv; oito pessoas morreram

2 horas ago