GPS Brasília comscore

Vacinação contra a gripe começa na próxima terça-feira (25) para grupo prioritário no Distrito Federal

Campanha atenderá mais de 1,2 milhão de pessoas dos grupos prioritários em mais de 100 salas espalhadas pela capital

A vacina contra a gripe (influenza) estará disponível, a partir da próxima terça-feira (25), em mais de 100 salas de vacinação espalhadas pelo Distrito Federal. A campanha é voltada para os grupos prioritários, incluindo idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e professores das redes pública e privada. Ao todo, mais de 1,2 milhão de pessoas estão aptas a receber a imunização.

O secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, destacou a estrutura robusta da rede de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a capacidade logística do governo para garantir que todas as doses sejam distribuídas de forma eficaz.

Convocamos esses grupos para receber a vacina e garantir a proteção contra a doença”, afirmou o secretário.

O primeiro lote da vacina contra a gripe chegou ao DF nesta sexta-feira (21), com 80 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez a entrega pessoalmente na Rede de Frio da Secretaria de Saúde (SES-DF).

O imunizante reduz os casos graves e os óbitos. Com isso, não só salva vidas, como também contribui para a proteção de toda a comunidade, uma vez que diminui a capacidade de disseminação do vírus”, explicou.

A vacina contra a gripe é atualizada anualmente, com base nas cepas de maior circulação. Para a campanha de 2025, a proteção será contra os vírus H1N1, H3N2 e B.

Mesmo aqueles que foram vacinados em anos anteriores devem comparecer aos postos de vacinação para garantir a nova dose, conforme recomendação das autoridades de saúde.

Para receber a vacina, é necessário ser do grupo prioritário, comparecer a um dos locais de vacinação com um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinas.  Dependendo da necessidade, também pode ser necessário apresentar um comprovante de situação médica ou profissional, como crachá ou contracheque.

Vale ressaltar que a vacina contra a gripe pode ser administrada juntamente com outras vacinas, permitindo que as pessoas atualizem múltiplos esquemas vacinais de uma só vez.

Além disso, a Secretaria de Saúde do DF alerta que a temporada de gripe pode agravar crises respiratórias, como asma, e reforça a importância dos cuidados preventivos, especialmente para as pessoas que se encontram nos grupos de risco.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.