A imunização contra a covid-19 continua sendo uma medida essencial para proteger a população do Distrito Federal, especialmente os grupos mais vulneráveis. A vacina está disponível em várias unidades de saúde espalhadas pelas sete regiões de saúde da capital, conforme os públicos definidos pelo Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde.
Atualmente, a vacinação é recomendada para idosos, que devem receber uma dose a cada seis meses, gestantes em qualquer fase da gravidez e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A quantidade de doses para o público infantil varia de acordo com o tipo de imunizante utilizado.
Também fazem parte dos grupos prioritários pessoas com condições de saúde que elevam o risco de complicações, como imunossuprimidos, pacientes oncológicos, transplantados, entre outros. A vacinação para esses casos pode ser semestral ou anual, dependendo da avaliação médica. A chefe do Núcleo da Rede de Frio Central, Tereza Luiza, alerta que a sazonalidade da covid-19 tem início em abril e reforça a importância de se vacinar para evitar casos graves e mortes.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação e, no caso dos grupos especiais, comprovação da condição de risco, como laudo médico. A lista completa dos postos de vacinação está disponível no site da Secretaria de Saúde do DF. Equipes de saúde também estão à disposição nos postos para orientar a população e esclarecer dúvidas.