Em uma recente entrevista à revista norte-americana Rolling Stone, a cantora Christina Aguilera revelou que desenvolveu uma série de problemas em seus joelhos por conta do uso frequente de salto alto. “Eu já ferrei tanto com minhas pernas e meus pés com o salto alto. Acabei com a cartilagem do meu joelho”, disse a artista. Mas, de acordo com o médico ortopedista Rodrigo Lima, o uso adequado desses sapatos pode ser benéfico para algumas pessoas.
“Muitas pessoas têm medo de usar salto alto, e a grande maioria acha que pode ser prejudicial à saúde, mas a verdade é que nem sempre é assim”, revela. O salto pode ser recomendado em alguns casos específicos, como para as pessoas que têm fascite plantar, pois calçados muito rasteiros podem agravar a doença. Assim, a recomendação é usar sapatos que tenham um salto mais baixo.
“O salto tira um pouco da tensão da fáscia, porque o pé não fica completamente reto”, explica o médico.

Christina Aguilera | Foto: reprodução/Instagram
Outro problema constantemente associado ao uso de salto alto está relacionado à saúde lombar. Rodrigo destaca que um salto que não é muito alto é capaz de tirar a tensão da musculatura posterior da perna, a panturrilha, e da posterior da coxa, além de aliviar a tensão na bacia e, consequentemente, a tensão na coluna lombar.
Mas, ele destaca que ainda existe uma preocupação associada ao uso de saltos muito altos e finos, pois eles mudam a biomecânica do corpo.
“É necessário um esforço maior para se manter de pé, como forçar mais o joelho e o quadril, o que muda um pouco a curvatura da coluna para conseguir manter o equilíbrio”, revela. “Quem fica muito tempo em cima do salto pode sobrecarregar a musculatura do corpo, especialmente a articulação dos joelhos”, afirma. Feito de forma repetitiva, a pessoa pode começar a sentir dores ou inflamações nas pernas, que, futuramente, podem evoluir para lesões mais sérias.
Por fim, o médico indica, para aqueles que usam sapatos de salto com muita frequência, que prefiram alturas mais baixas, sandálias no estilo anabela ou com salto bloco.