GPS Brasília comscore

Uso de salto alto pode ser prejudicial ao joelho, mas também há benefícios; entenda

Para pessoas que sofrem com fascite plantar, salto alto pode aliviar dores

Em uma recente entrevista à revista norte-americana Rolling Stone, a cantora Christina Aguilera revelou que desenvolveu uma série de problemas em seus joelhos por conta do uso frequente de salto alto. “Eu já ferrei tanto com minhas pernas e meus pés com o salto alto. Acabei com a cartilagem do meu joelho”, disse a artista. Mas, de acordo com o médico ortopedista Rodrigo Lima, o uso adequado desses sapatos pode ser benéfico para algumas pessoas. 

Muitas pessoas têm medo de usar salto alto, e a grande maioria acha que pode ser prejudicial à saúde, mas a verdade é que nem sempre é assim”, revela. O salto pode ser recomendado em alguns casos específicos, como para as pessoas que têm fascite plantar, pois calçados muito rasteiros podem agravar a doença. Assim, a recomendação é usar sapatos que tenham um salto mais baixo.

O salto tira um pouco da tensão da fáscia, porque o pé não fica completamente reto”, explica o médico.

Uso de salto alto pode ser prejudicial ao joelho, mas também há benefícios; entenda

Christina Aguilera | Foto: reprodução/Instagram

Outro problema constantemente associado ao uso de salto alto está relacionado à saúde lombar. Rodrigo destaca que um salto que não é muito alto é capaz de tirar a tensão da musculatura posterior da perna, a panturrilha, e da posterior da coxa, além de aliviar a tensão na bacia e, consequentemente, a tensão na coluna lombar. 

Mas, ele destaca que ainda existe uma preocupação associada ao uso de saltos muito altos e finos, pois eles mudam a biomecânica do corpo.

É necessário um esforço maior para se manter de pé, como forçar mais o joelho e o quadril, o que muda um pouco a curvatura da coluna para conseguir manter o equilíbrio”, revela. “Quem fica muito tempo em cima do salto pode sobrecarregar a musculatura do corpo, especialmente a articulação dos joelhos”, afirma. Feito de forma repetitiva, a pessoa pode começar a sentir dores ou inflamações nas pernas, que, futuramente, podem evoluir para lesões mais sérias.

Por fim, o médico indica, para aqueles que usam sapatos de salto com muita frequência, que prefiram alturas mais baixas, sandálias no estilo anabela ou com salto bloco.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.