Para quem estiver pela **incrível megalópole**, dou uma dica deliciosa: **restaurante URUS**,inaugurado no fim de maio no **Jardim Europa**. A casa é linda e tem um **menu surpreendente** que propõe valorizar a brasilidade através da culinária, **unindo a cultura e diversidade dos nossos biomas**, em especial o de Mato Grosso, Cerrado, Pantanal e Amazônia.
Um dos pontos altos do Urus são os **ingredientes de pequenos produtores**. Deve rolar uma bela pesquisa, pois eles conseguem garimpar coisas interessantíssimas e dando a elas toques modernos, criando uma **cozinha de fusão**.
Um exemplo é o **Fish & Chips**, feito com lambaris empanados em fubá e fritos servidos com bastões de mandioca e maionese de pequi, o **Camarão empanado na escama de Piraputanga** e a **Barriga de porco com caramelo de Canjinjin**, uma bebida de origem africana à base de aguardente, mel, gengibre, cravo, canela, erva doce e raízes. Ah! Tem também **Cappeletti in brodo de piranha**.
![Tartar de Pintado / Urus / Foto: Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/urus_tartar_6a27e69963.jpg)
Quando estive lá, provei pratos e entradinhas incríveis, como o **Tartar de Pintado e o Croquete de Ossobuco**. Teve ainda um **Bolo de milho verde** quentinho, trazendo aquela memória afetiva. Ele vem numa panelinha com um pedaço de canela em pau queimado, o que dá um toque de defumação. Esse bolo é servido com um creme anglaise de queijo canastra, calda de goiabada cascão e um crocante de piché, paçoca típica de Cuiabá.
![Croquete de Ossobuco / Foto: Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/urus_croquete_ab5e7b1829.jpg)
O nome **urus é sinônimo de boi mais pesado e de qualidade superior**, carne que está nos pratos como o Tomahawk com farofa de banana e cebola tostada. O restaurante conta com **dois ambientes: o interno, que é bem requintado**, com vista para a adega e para a vitrine das carnes e **o externo, com mesas ao ar livre e um bar** dedicado a drinks autorais integrado com o salão principal.
Outro lugar que vale a visita é um clássico, o **Terraço Itália**, um restaurante cheio de **história e tradição**. Situado em um dos prédios mais icônicos e imponentes da cidade, ele funciona no **41° andar** do Edifício Itália, o **segundo maior edifício da cidade e décimo terceiro maior do Brasil**.
![Terraço Itália / Foto: Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/TERRACO_italia_1_a8a249981f.jpg)
O ponto alto do Terraço é **a vista de tirar o fôlego** e que surpreende os clientes e visitantes **há mais de 50 anos**. A vista noturna é obviamente muito mais bonita, mas menos acessível em termos de menu. De noite tem **jantar à luz de velas** ao som de piano e é aconselhável fazer reserva. Lá rola ainda um **almoço gourmet de segunda a sábado**, que deve ser um pouco mais acessível que o _menu à la carte_ e, portanto, uma boa oportunidade para conhecer o lugar.
![Bar do Terraço Itália / Foto: Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/terraco_ita_2_b86548b371.jpg)
Além do restaurante, tem também um **bar com petiscos e drinks**, que podem ser servidos em um balcão central ou em mesas, essas mais concorridas pois são grudadas nas vidraças, de onde se tem uma **visão arrebatadora** de diferentes pontos da cidade.
Para quem quer conhecer o lugar, tem ainda a possibilidade de subir para ver a vista e fazer fotos. Mas tem que pagar uma taxa por isso.
**Serviço**
**Urus**
Praça do Vaticano, 321. Jardim Europa.
tel. 11.3064-7938
[Perfil ](https://www.instagram.com/urus.restaurante/)no Instagram
**Terraço Itália**
Av. Ipiranga, 344 / 41º andar – Centro
tel. 11. 2189-2929
[Perfil](https://instagram.com/terracoitalia?igshid=YmMyMTA2M2Y=) no Instagram