Uma fumaça branca densa e visível por milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro anunciou, com certa surpresa, a eleição de um novo papa logo no segundo dia de conclave, por volta de 13h. A reunião sigilosa dos cardeais, que teve início nessa quarta-feira (7), tradicionalmente costuma durar vários dias, ou até semanas, porém, desta vez, o anúncio foi logo no segundo dia, com a fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina apenas algumas 24 horas após o início dos trabalhos. A identidade do novo papa ainda não foi revelada.
No conclave anterior, de 2013, a eleição do Papa Francisco foi decidida em três dias de votação. Fontes não oficiais dentro do Vaticano mencionam que as discussões pré-conclave podem ter sido extremamente produtivas, com uma convergência de opiniões entre os cardeais sobre a necessidade urgente de uma nova liderança.
A fumaça branca, que tradicionalmente sinaliza a escolha de um novo líder da Igreja Católica, é um rito simbólico e aguardado por milhões de católicos ao redor do mundo. O anúncio oficial do novo pontífice será feito pelo Vaticano a qualquer momento, quando o nome escolhido se apresentará à multidão em frente à Basílica de São Pedro.