A mostra Universos de Augusto foi inaugurada oficialmente no foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em um evento com a presença de autoridades, o artista Augusto Corrêa começou a sua quarta exposição da carreira, desta vez com obras impressas em fine art.
Feliz com a presença de cerca de 400 pessoas, o artista estava sempre acompanhado dos pais, Jack Corrêa e Tatiana Mares Guia e da namorada, Mariana.
O evento faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, lembrado em 21 de março. O coquetel de lançamento teve autoridades como os deputados distritais Robério Negreiros, Joaquim Roriz Neto e Thiago Manzoni e o secretário de Assuntos Internacionais, Paco Britto. Também marcaram presença os ex-deputados federais Marcelo Ramos e Jaqueline Roriz e a ex-secretária de Turismo Vanessa Mendonça.
O curador da exposição foi o fotógrafo Celso Júnior, que falou sobre a relação que desenvolveu com o artista. “Ele é um cara que só transmite amor. Possivelmente, foi a maior surpresa que eu tive em 30 anos de carreira”, revela.
O deputado Robério Negreiros comemorou a presença da exposição na Câmara Legislativa. “Essa é a casa do povo. Eu tenho orgulho de ter sido esse meio para proporcionar essa exposição desse grande artista, o Augusto Corrêa”, afirma. Robério foi o autor do requerimento para que a exposição fosse sediada na CLDF.
Para o secretário de Assuntos Internacionais, Paco Britto, é preciso incentivar as pessoas com Síndrome de Down. “São obras muito bonitas. É uma honra prestigiar uma exposição como essa”, resume.
Tatiana Mares Guia, a mãe de Augusto, esteve ao lado do filho durante toda a jornada artística, iniciada ainda na infância. Segundo ela, a exposição é um momento importante para a família. “Ele é um cara de 22 anos com Síndrome de Down que mostra que todo mundo pode produzir, independentemente da condição. É um dia de consagrar uma nova fase”, comemora.
Em seu discurso, a diretora cultural da Câmara Legislativa, Jane Marrocos, falou sobre o simbolismo de ter uma mostra de um artista com Síndrome de Down. “Não se trata de cromossomos, mas sim de como somos e como podemos contribuir para a sociedade”, pondera. O trabalho de Jane teve a cooperação de Wellington Duarte, responsável pelo Conselho Curador da CLDF.
Serviço
Universos de Augusto Corrêa
Espaço Cultural Athos Bulcão da Câmara Legislativa (Setor de Indústrias Gráficas)
Obras expostas até o dia 23 de março de 2023