GPS Brasília comscore

Universidade americana chega a Bsb para formar cidadãos globais

Brasília é uma cidade que já nasceu **cidadã do mundo**, devido ao fato de abrigar os três poderes, além de inúmeras embaixadas e organismos internacionais. De acordo com dados do [Instituto Migrações e Direitos Humanos](https://www.migrante.org.br/) (IMDH), a capital federal contabiliza mais de **40 nacionalidades** vivendo por aqui. Vamos adicionar mais um dado interessante nesse perfil internacional e multicultural do Distrito Federal? Ele é a **terceira unidade federativa do Brasil no ranking de proficiência em inglês de 2022**, divulgado pela [EF Education First](https://www.ef.com.br/epi/regions/latin-america/brazil/).

A soma desses fatores criou o cenário ideal para a instalação da **[Broward International University Brazil](https://www.browardbrasilia.com.br/) (BIUB)**, ou seja, este é o primeiro centro internacional fisicamente instalado em solo brasileiro, autorizado pela **[Broward College](https://www.broward.edu/)**, e que segue os padrões acadêmicos e curriculares utilizados na Flórida. Inclusive, o _spoiler_ dessa notícia surgiu em primeiríssima mão na coluna da nossa _publisher_ **[Paula Santana](https://www.instagram.com/paulasanta/)** e que você confere clicando **[neste link](https://gpslifetime.com.br/materia/made-in-usa-brasilia-ganhara-sua-primeira-universidade-americana)**. Ali já se era sabido que a Instituição estava à procura do melhor lugar para fazer a sua instalação, e que a **Asa Sul estava no seu radar**.

![Broward College em Fort Lauderdale, Florida (EUA) / Foto: cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_12_06_at_09_32_52_1_5c2e2937c2.jpeg)

Agora, **Joel Moreira, CEO da BIUB**, nos adianta que a faculdade estará em **pleno funcionamento já no primeiro semestre de 2023**. Professor há quase duas décadas, advogado, mestre em direito, pesquisador e doutorando na área de proteção de dados pela Universidade Católica de Minas Gerais, esse **apaixonado por educação** nos concedeu um **bate-papo rápido, instigante e cheio de perspectivas para o futuro**. Ele aproveitou para nos falar um pouco mais sobre o Broward College, mas também para elencar quais são **os principais motivos*** que farão do campus brasileiro, a **primeira opção para quem sonha em estudar na terra do Tio Sam**.

Mesmo porque, apesar de **estudar no Brasil, o aluno estará matriculado, de fato, no sistema de ensino superior norte-americano**, especificamente no Estado da Flórida, na Broward College. Por isso mesmo que a BIUB é para o aluno que tem um **projeto de vida**; um estudante que precisa ter o inglês fluente para acompanhar as aulas de física, química, cálculo, enfim, todas as matérias em inglês. E isso não é algo que não acontece de uma hora para outra, é **um processo que vem sendo construído há muito tempo** por ele e sua família, para transformá-lo em um **cidadão global**.

![Joel Moreira, CEO da BIUB – Foto: JP Rodrigues](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/11112022_JP_Joel12_87cf96a0c0.jpg)

O CEO lembra que a Broward College é uma **instituição pública de ensino superior** do estado da Flórida, em **Fort Lauderdale** (EUA), fundada em 1960, onde mais de **um milhão de alunos** passaram pelos seus corredores ao longo de sua história. “_A BC é uma das únicas instituições Norte Americanas a ter um ‘Programa de Educação Global’, presente fisicamente em treze países ao redor do mundo”, conta. Somando cerca de **60 mil alunos de 182 nacionalidades** diferentes, “__ela proporciona uma rede de contatos para seus estudantes com todo o mundo desde os primeiros anos de graduação_”, destaca Joel.

**Mais vantagens para estudar lá fora morando por aqui mesmo**

Com a experiência que vivenciou durante dois anos em Belo Horizonte (formando e encaminhando estudantes daqui para a América do Norte), e muito em breve em Brasília, **a BIUB trouxe de forma inédita para o Brasil o programa “_Associate Degree – AA_”**, que compreende basicamente os **dois anos iniciais dos cursos de ensino superior dos EUA**. Os 60 créditos cursados para a conclusão do AA são transferíveis para as universidades dos EUA. Porém, pode ser que os alunos tenham que cursar disciplinas adicionais, como pré-requisitos estipulados pelos programas de graduação, e assim concluírem seus cursos de bacharelado por lá.

E para ajudar o aluno desde o começo dessa **jornada rumo ao exterior**, vale destacar que ele poderá “_utilizar os dois anos na BIUB para **criar uma nova história acadêmica**, uma vez que no sistema educacional brasileiro, não se leva em consideração, por exemplo, as experiências extracurriculares, e que são extremamente importantes_”, ressalta Joel Moreira. “_Por essa diferença cultural, quando um brasileiro se candidata a uma vaga nos EUA, ele automaticamente ‘larga’ em desvantagem_”, avalia.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_12_06_at_09_32_50_1_6eec9d25c7.jpeg)
![Campus BC, Florida (EUA) / Foto: cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_12_06_at_09_32_50_331577fe79.jpeg)

Para cobrir essa lacuna, a BIUB oferece então uma **equipe de conselheiros** que ajudará o aluno a compor **histórico e portfólio de atividades** completo e que o faça **ser desejado** no momento em que venha a pleitear uma vaga nos inúmeros cursos que poderá cursar, entre as **mais de cinco mil Instituições de ensino superior** que existem nos Estados Unidos.

Por mais que possa parecer estranho, **diminuir o tempo de permanência nos EUA**, para muitas pessoas, pode ser uma **grande vantagem**, “_frente ao custo de vida em dólar no exterior, além das agruras de morar sozinho em outro país_”, lembra Joel. A experiência pode ficar mais complexa ainda, “_diante da diferença dos costumes, e até mesmo um clima bastante diferente do seu, pode deixar a experiência bem mais complicada_”, completa.

Outro fator a se destacar é que **estar perto de casa**, poder contar com o **apoio de sua família**, e ter mais tempo para se **adaptar aos processos** do sistema de ensino superior americano são grandes facilitadores para o aluno. Sem deixar de lado o fato de que o tempo de vivência por aqui, o ajudará a **amadurecer escolhas prematuras** que ele possa ter feito e ajustar o curso, rumo ao seu futuro profissional, de **forma muito mais assertiva**.

![Joel Moreira, CEO da BIUB – Foto: JP Rodrigues](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/11112022_JP_Joel2_bc7a8b6d02.jpg)

>“A ausência dos amigos, da família, o fato de estar em um ambiente que não é o seu, são pontos mais complicados do que as pessoas pensam que são. E ainda existe a barreira do idioma, pois, uma coisa é você estudar inglês, a outra, é você estudar matemática, biologia, química, cálculo, estudos sociais, outras disciplinas e viver em inglês. Aqui, durante as aulas, ele estará imerso em um ambiente controlado, em um Campus americano, no fim do dia, volta para a casa dele, ou seja, ele vivenciar essa mudança, esse choque de cultura de uma forma gradual.” Joel Moreira

Bom, se esses fatores ainda não foram suficientes, vale finalizar lembrando que o processo de admissão da BIUB em Brasília irá levar em consideração outros **fatores que facilitarão com que os candidatos sejam aceitos**. “_Além de ter concluído o ensino médio e ter um bom nível de inglês, vamos olhar para saber ‘quem é o candidato’, seu histórico de vida e anseios, quais são seus objetivos acadêmicos, e principalmente, o suporte que a família irá fornecer para este candidato. Desta forma, a sua aceitação, é mais prática e simples_”, finaliza o CEO.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

Fotos inéditas contam a história da inauguração da capital federal

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.