Ultimato: União Brasil dá 24 horas para filiados deixarem o governo Lula

Partido diz que tratará o não cumprimento da medida como "infidelidade partidária"

Publicado: Atualizado:

O União Brasil divulgou, nesta quinta-feira (18), uma nota em que estabelece o prazo de 24 horas para que seus filiados deixem os cargos em comissão que ocupam no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida também mira ministros do partido que integram o Executivo federal. 

Atualmente, o partido comanda o Ministério do Turismo, sob a chefia de Celso Sabino (União-PA), e possui cargos distribuídos em diferentes órgãos da administração federal.

O partido também foi responsável pela indicação dos ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), filiado ao PDT, e Juscelino Filho (Comunicações).

No comunicado, a direção nacional do União Brasil afirma que a decisão de descumprir a resolução será enquadrado como “infidelidade partidária”, podendo acarretar em punições internas, incluindo a expulsão da legenda. 

“Esse posicionamento foi unanimemente reforçado hoje, com a aprovação da resolução que obriga os filiados do União Brasil a se desligarem, em até 24  horas, de cargos públicos de livre nomeação na Administração Pública Federal, direta ou indireta, sob pena de prática de infidelidade partidária”, afirma a nota.

Federação partidária

O anúncio ocorre dias após a formalização da federação entre União Brasil e Progressistas (PP), batizada de União Progressista (UP). Com 109 deputados federais e 14 senadores, a nova sigla se tornou a maior força política do Congresso Nacional.

A presidência da UP será compartilhada entre Antônio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP) até dezembro de 2025, quando uma nova liderança será escolhida. Juntas, as legendas reúnem ainda seis governadores, cerca de 1.400 prefeitos e 12 mil vereadores.

A federação tem como meta fortalecer uma frente política para as eleições de 2026 — com a possibilidade de lançar candidatura própria ao Palácio do Planalto.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.