A união de três mulheres nordestinas vai promover uma exposição de arte em Brasília voltada a causas sociais. A Nordestesse, comandada por Daniela Falcão, promove a Arte para Todas, uma mostra que começa em 25 de abril, com a curadoria de Marina Maciel, no Quadra, que tem a liderança de Patrícia Justino.
Trata-se de um evento para exaltar a força criativa do Nordeste, com artistas já consagrados e nomes emergentes. As obras terão a renda revertida em 50% para projetos sociais e os outros 50% para os artistas investirem em suas carreiras. Todos os participantes são nascidos no Nordeste ou tem ascendência nordestina.
A exposição vai reunir cerca de 30 obras de nomes fortes das artes do Nordeste, como os pernambucanos Bruno Vilela, Kilian Glasner, Juliana Notar e os paraibanos Christus Nóbrega e Íris Helena.
O projeto é fruto do trabalho de uma baiana, Daniela Falcão, ao lado de Patrícia Justino, alagoana, e da pernambucana Marina Maciel. “Somos três mulheres fortes e muito sensíveis a moda e a arte. Queremos mostrar a força da região e dar visibilidade ao Nordeste, para sair do eixo Sul-Sudeste”, explica Maciel.
Metade dos lucros será revertida para projetos sociais que beneficiam crianças e jovens em vulnerabilidade social com aulas de arte, música e reforço escolar.
A loja do festival funciona de terça a quinta, das 11h às 20h. A vernissage da exposição Nordestesse Paratodas acontece no dia 26 de abril, das 17h às 22h, e vai contar com degustação de cachaça e de produtos regionais. O Quadra fica Lago Sul e o endereço é SHIS QI 13 Conjunto 7 Casa 8.
Sobre o Nordestesse
É uma plataforma colaborativa que tem como missão fomentar o talento de criativos dos nove estados do Nordeste, que se destacam pelo resgate de tradições e matérias-primas da região e pelo impacto social e ambiental que geram em suas comunidades.
São quatro pilares: moda, design, artes visuais e gastronomia, sempre com produtos e serviços que preservam saberes ancestrais, sem jamais cair no caricato. Peças de designers e estilistas podem ser encontradas na Casa Nordestesse, a primeira loja física, que fica na Alameda Lorena, 1.601, nos Jardins, em São Paulo.