GPS Brasília comscore

União anuncia a liberação de concursos com mais de 4,4 mil vagas

Publicado: Atualizado:

O governo federal autorizou a abertura de concursos públicos para 4.436 vagas em cargos efetivos em 2023. O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. na tarde desta sexta-feira (16), em Brasília. Com os certames já autorizados este ano, são ao todo 5.880 vagas abertas.

 

Entre as áreas que serão autorizadas a fazer concurso estão os ministérios da Agricultura e Pecuária; da Educação; de Relações Exteriores; de Minas e Energia; do Trabalho; e da Saúde, além do próprio Ministério da Gestão. 

 

Outros órgãos públicos que serão autorizados a prover vagas são a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam); o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit); a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP); o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

 

Este ano, o governo já havia autorizado os concursos de terceiro-secretário de carreira da diplomacia do Ministério das Relações Exteriores (30 vagas); de analista, tecnologista e pesquisador no Ministério da Ciência e Tecnologia (814 vagas); de analista ambiental no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (98 vagas); de 502 vagas de diversos cargos na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). 

 

Além desses concursos para cargos efetivos, a ministra Esther Dweck também já havia assinado portaria autorizando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a realizar concurso para 8.141 vagas de contratação temporária visando a realização do Censo. Com as novas autorizações, no total, são 5.880 vagas efetivas e 8.141 temporárias.

 

A gente usa alguns critérios objetivos para definição da necessidade de concurso, como o quantitativo de perda de servidores nos últimos anos e a idade média dos servidores da ativa. Esses concursos são uma forma de reforço da máquina estatal para oferecimento de serviços públicos como determina o presidente Lula“, explica Esther.

 

(Com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos)

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Chocolate é um alimento ancestral, simbólico e afetivo – mas …

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.