GPS Brasília comscore

União anuncia a liberação de concursos com mais de 4,4 mil vagas

Este ano, o governo já havia confirmado a realização de certames para outros 1.444 cargos; previsão é de que os exames sejam realizados ainda em 2023

Compartilhe:

O governo federal autorizou a abertura de concursos públicos para 4.436 vagas em cargos efetivos em 2023. O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. na tarde desta sexta-feira (16), em Brasília. Com os certames já autorizados este ano, são ao todo 5.880 vagas abertas.

 

Entre as áreas que serão autorizadas a fazer concurso estão os ministérios da Agricultura e Pecuária; da Educação; de Relações Exteriores; de Minas e Energia; do Trabalho; e da Saúde, além do próprio Ministério da Gestão. 

 

Outros órgãos públicos que serão autorizados a prover vagas são a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam); o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit); a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP); o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

 

Este ano, o governo já havia autorizado os concursos de terceiro-secretário de carreira da diplomacia do Ministério das Relações Exteriores (30 vagas); de analista, tecnologista e pesquisador no Ministério da Ciência e Tecnologia (814 vagas); de analista ambiental no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (98 vagas); de 502 vagas de diversos cargos na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). 

 

Além desses concursos para cargos efetivos, a ministra Esther Dweck também já havia assinado portaria autorizando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a realizar concurso para 8.141 vagas de contratação temporária visando a realização do Censo. Com as novas autorizações, no total, são 5.880 vagas efetivas e 8.141 temporárias.

 

A gente usa alguns critérios objetivos para definição da necessidade de concurso, como o quantitativo de perda de servidores nos últimos anos e a idade média dos servidores da ativa. Esses concursos são uma forma de reforço da máquina estatal para oferecimento de serviços públicos como determina o presidente Lula“, explica Esther.

 

(Com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos)