Categories: Cotidiano

União adia cobrança de dívida ativa de cidades do litoral de SP

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) decidiu suspender prazos e procedimentos e adiar a cobrança de dívida ativa da União de **municípios do litoral norte do Estado de São Paulo** por causa do estado de calamidade enfrentado pelas localidades decorrente de fortes chuvas na região.

Portaria da PGFN publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (22) traz uma série de medidas para beneficiar sujeitos passivos com domicílio tributário em Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.

O ato estabelece que os vencimentos das parcelas dos programas de negociação administrados pela PGFN ficam prorrogados até o último dia útil do mês: de maio de 2023, para as parcelas com vencimento em fevereiro de 2023; e de junho de 2022, para as parcelas com vencimento em março de 2023. **A prorrogação não se aplica a parcelamentos realizados no âmbito do Simples Nacional**.

Também ficam **suspensos**, por 90 dias: o prazo para impugnação e o prazo para recurso de decisão proferida no âmbito do Procedimento Administrativo de Reconhecimento de Responsabilidade (PARR); o prazo para apresentação de manifestação de inconformidade e o prazo para recurso contra a decisão no âmbito do processo de exclusão do Programa Especial de Regularização Tributária (Pert); o prazo para oferta antecipada de garantia em execução fiscal, o prazo apresentação de Pedido de Revisão de Dívida Inscrita (PRDI) e o prazo para recurso contra a decisão que o indeferir.

Pela portaria, o governo federal ainda suspende, também por **90 dias**, as seguintes medidas de cobrança administrativa: apresentação a protesto de certidões de dívida ativa; averbação pré-executória; e instauração de novos Procedimentos Administrativos de Reconhecimento de Responsabilidade (PARR).

Além disso, a PGFN suspende, por 90 dias, o início de procedimentos de **exclusão de contribuintes de parcelamentos administrados pelo órgão por inadimplência de parcelas**.

**BPC e LOAS**

Na edição regular desta quinta-feira (23) o Diário Oficial da União traz a autorização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para **antecipação do pagamento dos benefícios de prestação continuada previdenciária e assistencial (BPC e LOAS) para os beneficiários com domicílio em Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba**. A antecipação também ocorre em virtude do estado de calamidade nos seis municípios em razão das recentes chuvas intensas na região do litoral paulista.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Museu da Língua Portuguesa terá dia gratuito ainda em 2024; veja como funciona

Aos sábados, o museu oferece uma vez por mês outras atividades gratuitas, como trocas de…

13 minutos ago

Duda Almeida: Cidade Amiga dos Idosos: um Guia para o Futuro de Brasília

Os resultados da consulta mais recente concluída pelo Censo no Brasil indicam que, a partir…

1 hora ago

Matheus & Kauan sobre cuidados com saúde mental: “Se precisar, a gente também faz uma pausa”

No Na Praia, dupla comentou sobre decisão de Zé Neto & Cristiano, que suspendeu agenda

9 horas ago

Ouro de Fernanda Yara encabeça dia de conquistas do atletismo

Modalidade trouxe cinco pódios para o Brasil neste sábado em Paris

12 horas ago

Tebet defende modernizar políticas públicas para alcançar déficit zero

Governo terá que cortar R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias

12 horas ago

Confira o trailer de Sonic 3, que estreia no Natal deste ano

O filme promete ser a aventura mais emocionante da franquia, com a introdução do novo…

14 horas ago