Entre a noite de domingo (15) e a manhã desta segunda-feira (16), parte da fumaça das queimadas começou a encobrir algumas regiões do Distrito Federal. Diante da qualidade do ar prejudicada por conta das fumaças desta segunda-feira, a Secretaria de Educação do Distrito Federal deu autonomia para que as unidades escolares decidissem por manter ou suspender temporariamente as aulas, com reposição posteriormente.
A Universidade de Brasília (UnB) decidiu então suspender as atividades presenciais na instituição. E até o presente momento, as aulas desta segunda foram suspensas nas seguintes escolas:
- Centro de Ensino Fundamental (306 Norte)
- CEF 01 do Lago Norte
- Escola Classe (113 Norte)
- Escola Classe (106 Norte)
- Escola Classe (312 Norte)
- Jardim de Infância (312 Norte)
- Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean)
- EC Granja do Torto
- Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire (610 Norte)
- Centro Educacional do Lago Norte (Cedlan)
- Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (Celan)
De acordo com a pasta, o objetivo é garantir a segurança e o bem-estar de alunos e profissionais. Outras unidades estão autorizadas a tomar atitudes semelhantes em caso de necessidade.
Já a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri) liberou os servidores para o trabalho remoto nesta segunda. A sede do órgão está localizada na Asa Norte, uma das regiões administrativas mais afetadas pela fumaça nesta segunda (16).