Banhadas pelas águas azul turquesa c, as quarenta ilhas e ilhotas do arquipélago Turks and Caicos é o lar de inúmeras espécies de peixe coloridos e tropicais e do terceiro maior recife de corais do mundo. Pelo 12º ano consecutivo, o destino foi eleito como o melhor de praia caribenhas, pelo World Travel Awards (WTA), conhecido como o “Oscar” do turismo.
Frequentado por celebridades e figurões, Turks and Caicos começou a ganhar notoriedade há cerca de dez anos e, de lá pra cá, passou a receber mais de 200.000 turistas anualmente.
A principal porta de entrada do arquipélago, a ilha de Providenciales é onde fica o aeroporto e abriga resorts de alto padrão e restaurantes. A praia Grace Bay, frequentemente apontada como uma das mais bonitas do mundo, é um dos pontos mais procurados.

Foto: Unsplash
Quem passa pelo santuário ecológico dependente do Reino Unido não pode deixar de aproveitar as experiências centradas nas praias paradisíacas da região, com opções de passeios em iates privativos, mergulho e snorkeling nos recifes de corais.
Em conversa com o GPS|Brasília, os curadores da renomada agência Teresa Perez prepararam uma relação com algumas dicas para quem está de viagem marcada para Turks and Caicos.
Saiba quais são os hotéis indicados:
Na Grace Bay, o hotel passou por uma reforma de US$ 18 milhões, trazendo uma nova vibração ao resort. Além de suítes elegantemente decoradas, o local oferece um spa de 2.500 km e uma piscina infinita de última geração.
Ver essa foto no Instagram
Na Malcolm’s Beach, uma das praias mais privadas da ilha, Amanyara conta com pavilhões e vilas tropicais com vista para 800 metros das praias de areia branca e as águas azul-turquesa do Parque Nacional Marinho North West Point, em Providenciales.
Ver essa foto no Instagram
O hotel possui o trecho mais amplo e mais procurado de areia branca e fina da praia Grace Bay. Para aqueles que procuram isolamento, está disponível a opção de retirar-se para uma villa privada situada acima das águas azul-turquesa.
Ver essa foto no Instagram
O primeiro resort só de suítes de luxo em Turks & Caicos oferece uma experiência muito superior à de um hotel típico do destino. O empreendimento à beira-mar tem três ofertas distintas: a seção somente para adultos, The Hotel; a seção espaçosa e familiar, The Villas Suites; e o resort exclusivo e superluxuoso, o The Estate.
Ver essa foto no Instagram
Saiba quais são os restaurantes indicados:
Principal restaurante gourmet à beira-mar em Providenciales, com ingredientes frescos e apresentações modernas. O Infiniti Bar também é um orgulhoso ganhador do prêmio Wine Spectator nos últimos quatro anos consecutivos.
Just Tacos
O restaurante conta com uma seleção de tacos gourmet no estilo caribenho, batatas fritas, salsa e rosé no mais novo conceito de bar e restaurante pop-up à beira-mar do Grace Bay Club, o Just Tacos.
O local é considerado um oásis contemporâneo e descontraído na praia. O lounge moderno é a mais nova sensação da ilha, oferecendo pratos de tapas com inspiração caribenha, uma seleção de martinis e coquetéis tropicais, música sofisticada do mundo e assentos com vista frontal para o belo pôr do sol de Providenciales.
Bistrô casual ao lado do oceano. No almoço, o restaurante serve uma ampla variedade de pratos internacionais de bistrô, incluindo carnes e frutos do mar. À noite, o The Grill oferece um cardápio com inspiração italiana.
Para viajar para Turks e Caicos, os cidadãos brasileiros precisam de:
- Passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de entrada;
- Comprovante de hospedagem;
- Passagem de retorno ou continuação da viagem;
- Comprovante de renda suficiente para a duração da estadia;
- Comprovante Internacional de Vacina contra Febre Amarela.
Ao programar a visita a Turks and Caicos, é preciso se atentar à temporada de furacões que costuma variar, mas que geralmente acontece de junho a outubro. Ainda, a melhor época para a viagem é durante os meses de novembro a maio, principalmente em abril e maio, quando as ilhas estão mais tranquilas, com menos multidões, e os preços são mais acessíveis.