Um dia vi a foto numa antiga revista **Manchete** de _duas turistas estrangeiras_ no **Congresso Nacional**. A matéria me intrigou e contava a história dessas duas famosas **atrizes americanas** que moravam no interior de Goiás. Senta, se acomoda no sofá, que _a história é boa_:
Ela começa com **Joan Lowell**, uma atriz mediana mas bem conhecida no mundo do cinema mudo, até por ter participado do importante filme **Em Busca do Ouro** (The Gold Rush, 1925) com **Charles Chaplin** e por um
filme autobiográfico que a tornou famosa chamado _Adventure Girl_ de 1934.
Meio desiludida com **Hollywood** e de _saco cheio_ da vida de atriz, escreveu livro, virou repórter e, mais tarde, resolveu **largar tudo** e pegar um transatlântico pra América do Sul. No navio conheceu e _se apaixonou_ pelas histórias contadas pelo capitão sobre os paraísos que conhecia no **Brasil**, e, ao final, se apaixonou pelo próprio capitão, _Leek Bowen_. Não é que **se casaram** e vieram morar, depois de um tempo em **Santos**, no que consideraram “o paraíso na Terra”: **Anápolis**. Sim. Anápolis, no meio do nada do Goiás. Estamos falando das décadas de _1930, 40 e 50_, antes mesmo das inaugurações de **Goiânia** (1942) e **Brasília** (1960)!
![Foto: Revista Manchete](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Hollywood_Foto_02_59b58c2328.jpg)
Por aqui virou “Dona Joana”, e, junto com seu capitão, virou **produtora de café** na sua fazenda **_The Anchorage_**, e não durou muito para ela se tornar corretora (e foi acusada de grileira) e oferecer terras na “Terra Prometida” para seus conterrâneos e ex-colegas. Escreveu um livro chamado _Terra Prometida_ (The Promised Land) que caiu como bomba nas terras do Tio Sam e acabou **atraindo** diversos artistas e produtores famosos que aqui compraram terras.
Gente como o galã **Gary Grant**, **Janet Gaynor** _a primeira vencedora do Oscar de melhor atriz_ em 1929 ( que por aqui viria a ser chamada de Dona Janete), a atriz **Claudette Colbert**, também vencedora de prêmio Oscar e outra atriz e cantora, **Mary Martin** (aqui, Dona Maria), famosa por protagonizar **A Noviça Rebelde** na Broadway e mãe do também ator **Larry Hangman**. Não ligou o nome à pessoa? Larry é muito conhecido da geração dos anos 1970 por seu personagem _Major Nelson_, marido da **Jeannie é um Gênio** e dos anos 1980 como vilão da série Dallas. Hangman passou algumas férias, quando adolescente, em Anápolis.
Dona Joana foi acusada de **estelionato e grilagem de terras** e fez muitos atores e rancheiros texanos perderem seus dólares. Mais tarde mudou-se para a Vila Planalto, em Brasília e, alguns anos depois, para uma chácara em Planaltina. _É considerada pioneira na cidade_. Virou inclusive pessoa muito conhecida na sociedade local e tem uma história famosa quando apareceu numa grande festa do **Iate Clube**, em 1964, vestida de noiva, grávida e montada em um cavalo! Isso com mais de 60 anos de idade.
![Foto: Revista Manchete](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Hollywood_Foto_03_8e5afb9927.jpg)
**_Joan morreu em 1967 em Brasília_**. De todos os famosos que compraram terras aqui, Janet e seu marido costureiro Adrian GIlbert viraram
fazendeiros e produtores rurais em Anápolis. Mary Martin ficou muito tempo por aqui e chegou a ser dona de uma _famosa boutique_ em Anápolis. As famílias vinham sempre à Brasília e eram clientes de outra conterrânea que comprou terras de Dona Joana, **Cynthia Tenser**, gerente da joalheria R. Simon na galeria do _Hotel Nacional de Brasília_. A família Tenser chegou em Anápolis em 1958 e é a última e única a ficar no Brasil, com descendentes ainda vivendo em Brasília e no Rio Grande do Norte.