O governador Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, se pronunciou após a aprovação, nesta quinta-feira (6), em primeiro turno, da reforma tributária na Câmara dos Deputados. Ele ressaltou que, apesar de algumas ressalvas, a reforma representa um primeiro passo importante em direção à simplificação do sistema tributário brasileiro.
“Inseriram ‘jabutis’ e exceções de alíquotas que não se justificam. Mas no sistema tributário atual temos milhares de alíquotas, créditos presumidos, bases de cálculo, regimes especiais… tudo multiplicado por 27 Estados e 5000 municípios. Por isso saúdo a aprovação da reforma“, disse.
Diante desse cenário complexo, o governador saudou a aprovação da reforma, mesmo com algumas inclusões de dispositivos controversos.
“É um primeiro passo em direção à simplificação do sistema tributário. Vamos atuar para aperfeiçoar a norma, corrigir distorções do texto no Senado e ajudar o Brasil a crescer como um todo, em todas as regiões e para todos os brasileiros“, emendou.
O texto da reforma tributária foi aprovado em primeiro turno na Câmara dos Deputados com a votação de 382 votos favoráveis contra 118. O resultado superou a expectativa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que esperava obter pelo menos 380 votos, incluindo o apoio de deputados do Partido Liberal (PL).
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), garantiu que o segundo turno será analisaso ainda nesta quinta-feira.