Com a missão de transformar o CONIC em um polo artístico e cultural permanente, com programação diversificada, exposições multimodais, oficinas, palestras e conexões internacionais, uma galeria de arte a céu aberto será inaugurada.
A iniciativa faz parte do projeto Um Olhar Sobre a Cidade e será apresentada oficialmente nesta quarta-feira (30), às 19h.
A idealizadora e coordenadora geral do projeto, Flávia Portela, destaca que a proposta resgata uma ideia que começou há cerca de duas décadas, quando artistas da cidade se reuniram para criar um circuito de arte a céu aberto no local.
“Esse projeto retoma um movimento que nasceu aqui mesmo no CONIC, com obras pensadas para compor uma galeria urbana. Agora, vamos institucionalizar esse legado, adquirindo as obras e formando um acervo permanente, com visitações, capacitação e atividades contínuas”, explica Flávia.
Outro destaque do evento é a participação do artista Daniel Toys, que pintará um painel durante a abertura da Esplanada dos Ministérios vista por cima, reforçando a proposta de transformar o espaço em uma galeria urbana contínua, com intervenções artísticas em todo um quarteirão.
O projeto vai além da contemplação. Os artistas participantes também assumem o compromisso de devolver à sociedade parte do que produzem, promovendo oficinas como contrapartida social. Jovens em situação de vulnerabilidade, com foco especial em mulheres vítimas de violência, serão beneficiadas com oficinas práticas de técnicas como papel machê, pintura em camisetas e garrafas, e modelagem em argila.
A galeria será inaugurada oficialmente em outubro de 2025 e terá, entre os primeiros artistas expositores, nomes como Lourenço de Bem, Paulo José Araújo, Ricardo Stumm, Loreni Schenkel, Uirá Lourenço, Irene Cavalcante, Nicolas Behr e Chico Oliveira.