GPS Brasília comscore

Um milhão de brasilienses não completaram ciclo vacinal contra covid

Cerca de **um milhão de moradores do Distrito Federal estão com o ciclo vacinal contra a covid-19 incompleto**. Os dados da Secretaria de Saúde revelam uma maior cobertura para primeira dose (88,4%) e segunda dose (84,5%), mas preocupam os índices de vacinação para a dose de reforço (54%) e a **segunda dose de reforço (36,8%)**. Os especialistas apontam que estar com a vacinação em dia é fundamental para garantir a proteção coletiva e evitar o agravamento dos casos.

**Mais de 90 unidades de saúde do Distrito Federal fazem a vacinação contra a covid-19 de segunda a sexta-feira**. Também há ações aos sábados e atividades de vacinação itinerante, com os carros da vacina, tudo para alcançar a maior cobertura possível na capital.

**[Veja a aqui a lista completa dos locais de vacinação contra a covid-19 em Brasília](https://www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao)**

A **infectologista Erika Barcelos Costa, médica do Hospital Regional de Ceilândia (HRC)**, ressalta que duas doses de vacina não garantem a imunização completa. “_A pessoa tem cobertura vacinal, mas já há vários estudos mostrando a importância da terceira e da quarta doses_”, explica. A profissional lembra que não é necessário ter receio de receber os imunizantes e **lamenta a ausência da população** em retornar para completar o ciclo vacinal.

Também infectologista, o **médico César Carranza Tamayo** destaca a vacinação como um ato de solidariedade e de proteção coletiva. “_Pode ser que essas pessoas não adoeçam, mas passem a transmitir a covid_”, afirma. Servidor do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), Tamayo lembra que, atualmente, **a rede pública tem um preparo muito maior para enfrentar a pandemia**, inclusive com medicamentos já aprovados para o tratamento, porém o engajamento da população é o que faz a diferença. “_É preciso se conscientizar de que depende de todo mundo_”.

O **diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos**, analisa que o atual cenário da pandemia de covid-19 no Distrito Federal aponta para a necessidade de que todas as pessoas com alguma vacina em atraso busquem uma unidade de saúde. “_Esse é o momento de fortalecer as estratégias de proteção da saúde da população por meio do único mecanismo que hoje é possível prevenir casos graves e óbitos de covid, que é a vacina, além da ampla testagem_”, diz.

**Testagem e prevenção**

A Secretaria de Saúde mantém a vigilância epidemiológica sobre a covid-19 com o acompanhamento diário dos casos. O **subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Maurício Gomes Fiorenza**, lembra que as unidades básicas de saúde em todo o Distrito Federal devem ser procuradas por pessoas com qualquer sintoma suspeito de covid-19. “_Todas as unidades têm testes rápidos_”, assegura o gestor. Para ser atendido, basta procurar a unidade de referência. A lista completa pode ser consultada no **[Busca Saúde](https://info.saude.df.gov.br/buscasaudedfubs/)**.

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.