Estilo de roupa, maquiagem, corte de cabelo, penteado… são muitos os aspectos que definem a personalidade de uma pessoa, e o perfume também faz parte dessa lista: afinal, quem nunca conheceu alguém que tivesse um cheiro tão marcante que sempre que sentido, fazia você lembrar dela? Muitas pessoas também estão em busca de ter um perfume pra chamar de seu e fazer dele um traço marcante do seu jeito de ser.
No universo do alto luxo isso também acontece. Não basta apenas ter dinheiro ou pagar caro em um perfume de marca, há quem queira ser o dono de uma fragrância só sua. Algo que seja único, inigualável, feito especialmente para aquela pessoa. E é aí que chegamos na chamada ‘Perfumaria de Nicho’.
A perfumaria de nicho surgiu diante das barreiras comerciais impostas a alguns perfumistas de grandes maisons, que trabalhavam com um orçamento limitado e muitas vezes reprimindo sua criatividade, já que a matéria-prima para elaboração dos perfumes costumava ter valor elevado, e em contrapartida, eram investidas cifras altíssimas em propaganda.
Muitos desses perfumistas romperam com grandes marcas de luxo e passaram a desenvolver produtos de maneira limitada e artesanal. Com isso, pessoas de alto poder aquisitivo que estavam em uma busca incessante por exclusividade encontraram o que queriam na perfumaria de nicho.
A produção dos perfumes de nicho é sempre feita de maneira artesanal, com matéria-prima da mais alta qualidade e em menor escala, o que limita cada produção a pouquíssimas unidades e torna o produto ainda mais exclusivo, o que eleva seu preço. Além disso, todas as criações passam por um processo intenso de storytelling: o perfume tem uma história a ser contada, e até seu frasco pode ser diferenciado, tornando o perfume de nicho um objeto de grande valor artístico.
Considerada uma das marcas precursoras desse mercado, a francesa Creed acumula uma história de mais de 250 anos e segue sendo referência em perfumaria de alto luxo. A Parfums de Marly – que viralizou recentemente no TikTok com o perfume Delina – também é referência no segmento.
Apesar de o movimento da perfumaria de nicho ter surgido como reposta às limitações de grandes marcas dos segmentos de luxo, algumas delas como Bulgari, Tom Ford e Loewe resolveram se aventurar e também passaram a oferecer fragrâncias ainda mais exclusivas para um público que gosta de se destacar e quer se sentir único.
Aqui no Brasil o segmento de perfumaria de nicho segue em crescimento constante, já que o brasileiro é apaixonado por cheiros desde o nascimento. A Amyi é a primeira marca de origem cem por cento nacional a oferecer perfumes de nicho de maneira mais acessível, e já existem lojas como a Neeche, cujo e-commerce entrega para todo o País, que disponibiliza criações preciosas de marcas como Juliette Has a Gun, Bond No 9, The House of Oud e Jacques Jolty. As duas últimas, estão disponíveis na Neeche através de venda internacional.
E aqui na capital, em breve poderemos ter mais acesso aos perfumes de Nicho: a Lord contou com exclusividade ao GPS|Brasília que trará alguns desses itens de perfumaria para sua seleta clientela agora em 2024. De início, a rede apostará primeiro nos itens de casas de luxo já conhecidas como Van Cleef & Arpels, Montblanc e Moncler, mas se a aceitação do público for tão boa, pode abrir espaço para outras marcas.