Os europeus foram surpreendidos por um apagão de grandes proporções que atingiu o continente na manha desta segunda-feira (28). Para entender o que estão passando os moradores dos principais locais atingidos, o GPS|Brasília conversou com algumas pessoas, que deram relatos surpreendentes. Voos atrasados e trânsito caótico estão entre as principais reclamações.
O jornalista Vicente Nunes, que mora em Lisboa, informou que as pessoas ficaram assustadas e perdidas, sem saber direito o que estava acontecendo. “Acho que nunca houve, pelos menos nos últimos 20 anos, nada parecido. As escolas liberaram os alunos mais cedo, desde que os pais fossem buscá-los e o trânsito está caótico, pois não tem semáforo funcionando”, informou.
Segundo ele, Portugal ficou “um caos, país quase parado, sem previsão de volta do fornecimento de energia”. Além disso, os serviços de telecomunicações também estão com problemas, os hospitais limitaram atendimento e alguns estabelecimentos como restaurantes, postos de combustíveis e supermercados fecharam em várias cidades.
Madrid
De acordo com Jacopo Bellati, italiano que se encontra em Madrid, a cidade ficou bem caótica e o principal problema, para ele, foi se locomover. “Nunca vi tantas pessoas nas ruas. O metrô ficou totalmente parado e as filas para os ônibus estão quilométricas. Chamar motorista de aplicativo para ir ao aeroporto foi impossível. A solução foi parar as pessoas é se orientarem para encontrar uma boa localização para chamar táxis”, explicou.
Ele disse ainda que, ao longo da manhã, muitas pessoas saíram dos seus trabalhos e foram para as ruas conversar uns com os outros para tentarem entender o problema.
Ainda em Madrid, a médica brasiliense Milena Lucindo, que está de férias no país com a família, relatou que a polícia está espalhada pelas ruas e há helicópteros sobrevoando a cidade em monitoramento. “Nessa situação, percebi o quanto somos altamente dependentes da tecnologia”, observou.
Milena relatou que, no momento do apagão, ela e os familiares estavam em um parque quando notaram que o sinal de internet no celular começou a cair. “Quando tivemos contato com as lojas, algumas nem deixavam a gente entrar, outras já estavam fechando e todas sem energia”, descreveu.
Confira o vídeo compartilhado pela médica:
Ver essa foto no Instagram
Voos atrasados
A Autoridade Nacional de Aviação Civil de Portugal recomendou que os passageiros evitem dirigir-se aos aeroportos, devido a fortes limitações nas operações. Em comunicado ao jornal Lusa, o órgão afirmou que planos de contingência foram ativados, mas a situação permanece crítica. A orientação deve ser seguida até que novas informações sejam divulgadas pelas companhias aéreas.
O aeroporto de Barajas, em Madrid, enfrentou cancelamentos, assim como o de El Prat, em Barcelona. Já no aeroporto de Lisboa, as operações estão ocorrendo com restrições, enquanto os aeroportos da Madeira e dos Açores não registraram impactos até o momento.
Allan Massay, cantor brasiliense que reside em Lisboa, tem voo marcado para esta terça-feira (29) e está com medo de ter o voo cancelado. “Tenho quatro shows marcados apenas essa semana, mas estou com medo de de perder o voo porque já recebi orientação de não ir ao aeroporto, até segunda ordem”, afirmou.