GPS Brasília comscore

Último prédio do Plano Lúcio Costa será erguido no Rio de Janeiro em 2025

Depois de assinar o projeto urbanístico de Brasília, Lúcio Costa projetou a ocupação da Barra da Tijuca, no Rio

Um nome de valor para Brasília também teve grande importância na criação da Zona Oeste carioca. Após desenvolver o projeto urbanístico da capital brasileira, Lúcio Costa foi o responsável por projetar a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro

Em 69, o governador Negrão de Lima aprovou o Plano Piloto do arquiteto. No escopo do projeto, a Barra era o centro geográfico do Rio e ponto de integração das Zonas Sul e Oeste. O plano de Lúcio Costa era aproveitar o desenho das montanhas e o horizonte da praia da região.

O arquiteto desenhou a construção de 80 torres cilíndricas espaçadas para não atrapalhar a vista. Quase seis décadas depois, em 2025, o último terreno demarcado para receber um edifício de trinta andares começará a ser erguido.

Na quadra da praia, na região do posto 5, o prédio batizado de Coupé Tower será construído mantendo o anseio de proporcionar a vista do mar para todos os moradores. Aqueles que não tiverem uma varanda de frente para o oceano poderão apreciar a vista de um lounge fixado no 18º andar.

Foto: Divulgação

Apesar de ser o último do Plano Lúcio Costa, o prédio não seguirá a planta cilíndrica programada pelo pioneiro da arquitetura modernista. A RJZ Cyrela, empresa encarregada pelo luxuoso projeto, criará uma estrutura que lembra velocidade, com 142 apartamentos de 85m² a 245m².

A Porsche Consulting, criada a partir da montadora, fará a consultoria do projeto. Estruturada com fibra de vidro e pintura automotiva, a fachada foi pensada estrategicamente para garantir uma maior resistência à maresia.

Além de uma piscina com 25 metros, os moradores terão acesso a concierge, brinquedoteca, academia, central de encomendas, facilidades pay per use, shuttle exclusivo para o metrô, tomada para recarga de bike e carros elétricos, entre outras comodidades e serviços.

De acordo com Christiane Nava, gerente de produto da RJZ Cyrela, a novidade foi projetada para evitar que sua sombra alcance a faixa de areia. Ela destaca que a expectativa é atrair compradores do Rio de Janeiro, além de investidores de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e do exterior.

“Temos uma joia em mãos. A partir do sétimo pavimento, todos têm vista para o mar na lateral ou frontal. Esperamos que o maior perfil seja de moradores do Rio, mas também estamos focando em potenciais compradores internacionais e de outros estados”, ressalta Christiane. 

Apesar de as vendas ainda não terem sido abertas, o mercado estima que as unidades mais caras do Coupé Tower batam o valor de R$ 10 milhões. A previsão de entrega das chaves é 2029.

 

Veja também

Republicano assumiu a presidência dos Estados Unidos com direito a …

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Internacional …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI