Categories: Cotidiano

Último adeus a Gal: velório será na Assembleia de SP

O corpo da cantora **Gal Costa**, falecida na última quarta-feira (9), será velado na **Assembleia Legislativa de São Paulo**, na Zona Sul da capital, nesta sexta-feira (11), das 9h às 15h. **A cerimônia será aberta ao público**, mas o enterro será fechado apenas para amigos próximos e familiares.

Consagrada como **uma das maiores vozes do Brasil**, Gal morreu aos 77 anos. A causa não foi divulgada, mas a morte ocorreu dias após Gal passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.

Gal Costa nasceu em Salvador em 1945, batizada de Maria das Graças Penna Burgos, segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, que conta de forma detalhada sua **trajetória premiada** na música nacional. Fã de bossa nova desde a adolescência, Gal fez seu primeiro show em 1964, na inauguração do Teatro Vila Velha, na capital baiana, já ao lado de nomes que lhe fariam companhia ao longo da carreira, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Tom Zé.

Seu primeiro LP, **_Domingo_**, foi gravado em 1967, **ao lado de Caetano Veloso e com produção de Dori Caymmi**. Quando seu primeiro álbum individual foi lançado, em 1969, Gal já havia gravado sucessos icônicos de sua carreira, como **_Divino Maravilhoso_**, apresentado no IV Festival de Música Popular Brasileira, e **_Baby_**, que fez parte do LP **_Tropicália_**.

Com uma carreira de interpretações inesquecíveis, a cantora também marcou época quando, em 1975, gravou **_Modinha para Gabriela_**, para ser o tema da **novela Gabriela, da TV Globo**. No ano seguinte, Gal se uniu a Maria Bethânia, Gilberto Gil e Caetano Veloso para formar **Os Doces Bárbaros**, grupo que reuniu multidões em seus shows.

![Caetano Veloso e Gal Costa (Foto: Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Caetano_Veloso_e_Gal_Costa_Foto_Reproducao_03510563c7.jpg)

Ao longo dos mais de 50 anos de carreira, Gal Costa marcou com sua voz composições de grandes nomes da música brasileira, como **_Aquarela do Brasil_**, de Ary Barroso, **_Festa do Interior_**, de Abel Silva e Moraes Moreira, **_Sonho meu_**, de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, **_Pérola Negra_**, de Luís Melodia, e **_Chuva de Prata_**, de Ed Wilson e Ronaldo Basto.

**Luto**

O **governador da Bahia, Rui Costa**, se manifestou lamentando profundamente a morte da cantora e decretou luto oficial de três dias no Estado. “_Com sua partida, perdemos uma das mais potentes vozes da nossa música, eternizada em interpretações que cantam a Bahia e o Brasil para todo o mundo_”, disse.

O **prefeito de Salvador, Bruno Reis**, também postou nas redes sociais, pedindo que “_Deus conforte seus familiares e fãs nesse momento de profunda dor_”. “_Perdemos uma das vozes mais lindas e representativas da música brasileira. Gal Costa é trilha sonora de vários momentos da vida de milhares de brasileiros. Seu jeito único de interpretar as canções está para sempre eternizado em nossos corações_”.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

13 minutos ago

GDF sanciona Projeto de Lei que facilita regularização de terras rurais

Documento promove segurança jurídica às comunidades que estavam sem respaldo legal

47 minutos ago

Justiça Eleitoral decide derrubar perfil de Marçal no Instagram

Essa é a segunda vez que o candidato tem o perfil suspenso nessa campanha

1 hora ago

Cirurgião Rodrigo Bastos representa Brasília em congresso médico na Turquia

Médico brasiliense ministrou palestra sobre procedimento estéticos faciais

1 hora ago

“Temos o potencial de cobrar e promover mudanças”, diz Giuliana Morrone sobre ESG

Jornalista escreve livro sobre mitos e verdades do setor e participa de sessão de autógrafos…

2 horas ago

Bruna Biancardi mostra resort de luxo na Arábia onde vai comemorar 1 ano de Mavie

No final de semana, diárias podem variar de R$ 15 mil a R$ 30 mil

2 horas ago