A última sessão da atual legislatura, ocorrida nesta terça-feira (13), marcou **a despedida de metade dos parlamentares que não renovaram o mandato da Câmara Legislativa (CLDF)** para o ano que vem.
Oficialmente, após a aprovação do Orçamento de 2023, os deputados distritais ingressam no chamado recesso parlamentar, período quando não há realização de sessões oficiais, assim como reuniões das comissões da Casa.
**Dos 24 mandatários atuais, 12 não estarão na Câmara Legislativa a partir de 1º de janeiro**. Dois deles foram eleitos para a nova bancada do DF na Câmara dos Deputados: o atual presidente Rafael Prudente (MDB) e Reginaldo Veras (PV).
A veterana Arlete Sampaio (PT) decidiu não disputar um novo mandato eletivo e, portanto, também se despede do Legislativo.
“_É a terceira vez que me despeço desta Casa, só que agora em definitivo. Cada vez que converso com as pessoas que são abrangidas pelas ações desta Casa eu sinto como é importante ser parlamentar. Abrir o mandato para dialogar com a sociedade, conversar com as pessoas e recepcionar as demandas da população, isso é muito gratificante_”, disse.
Os outros 9 atuais mandatários não terão mandatos pelo Distrito Federal após o resultado negativo nas últimas eleições de outubro.
Leandro Grass (PV) foi derrotado na disputa pelo Palácio do Buriti, com 434 mil votos. Júlia Lucy (União) não conquistou cadeira na Câmara dos Deputados. José Gomes (PP) também foi derrotado para a mesma disputa.
Valdelino Barcelos (PP) não foi reeleito para a CLDF, assim como Agaciel Maia (PL), Cláudio Abrantes (PSD), Rodrigo Delmasso (Republicanos), Fernando Fernandes (Pros) e Reginaldo Sardinha (PL).
**Confira os mandatários que estarão no novo mandato da CLDF:**
– Fábio Felix (PSOL)
– Chico Vigilante (PT)
– Max Maciel (PSOL)
– Daniel Donizet (PL)
– Martins Machado (Republicanos)
– Robério Negreiros (PSD)
– Jorge Vianna (PSD)
– Jaqueline Silva (Agir)
– Thiago Manzoni (PL)
– Eduardo Pedrosa (União)
– Joaquim Roriz Neto (PL)
– Iolando (MDB)
– Pastor Daniel de Castro (PP
– Hermeto (MDB)
– Roosevelt Vilela (PL)
– Doutora Jane (Agir)
– Rogério Morro da Cruz (PMN)
– Gabriel Magno (PT)
– Joao Cardoso Professor Auditor (Avante)
– Paula Belmonte (Cidadania)
– Ricardo Vale (PT)
– Wellington Luiz (MDB)
– Pepa (PP)
– Dayse Amarilio (PSB)
_A ordem foi definida pela quantidade de votos_