GPS Brasília comscore

Uísque a peso de ouro: um prazer ou um investimento?

O uísque tem a sua **majestade** dentre os destilados. Seja em sua origem na Antiguidade, oriundo dos árabes. Ou às portas da Renascença, quando em 1494 o **Rei James IV da Escócia** importou das arábias milhares de litros de malte para que os frades fabricassem as primeiras 1,5 mil garrafas da “água da vida”, chamada de _uisge beatha_.

As primeiras formas da palavra em inglês incluíam _uskebeaghe_, _usquebaugh_, _usquebath_ e _usquebae_. No século XVIII a bebida foi apresentada aos norte-americanos e canadenses. Chegou no Brasil em seguida e invadiu a Ásia nos anos 1900. De lá pra cá são favas contadas. Mas eis que neste milênio a cultura do uísque tem vivido uma **ascensão absoluta**.

O destilado marrom elaborado de forma artesanal tem apresentado números comerciais expressivos. A cada segundo, 44 garrafas são enviadas da _highland_ escocesa para cerca de 180 mercados no mundo todo – equivalente a um total de mais de **1,3 bilhão** por ano.

Com todo esse interesse renovado, é claro que tem havido uma onda de **entusiastas** que criam suas próprias coleções. Nesses mercados, comprar um determinado rótulo e revendê-lo após alguns anos tem se mostrado um **excelente investimento**.

>_“No Brasil e na América Latina esse tipo de prática é cada vez mais frequente, vemos esses mercados com grande potencial e sede de conhecimento. Nenhuma outra região do mundo está crescendo a um ritmo tão rápido. As pessoas estão migrando de categorias como Blended e aprendendo cada vez mais sobre Single Malts, seguindo uma tendência natural de amadurecimento do mercado”_, explica **Gianpaolo Morselli**, _brand ambassador_ da **The Macallan** no Brasil.

Segundo ele, os consumidores desejam **refinar** seu gosto. Os bebedores em geral sabem muito pouco sobre o assunto, ao contrário dos bebedores de vinho. Esse cenário está mudando rapidamente, e os _Single Malts_ são uma excelente maneira de ampliar horizontes, pois possuem diversidade de sabores e características distintas, assim como os vinhos finos.

Mas **como começar sua coleção de luxo?** O especialista explica o que é preciso considerar, desde a idade e a raridade até o armazenamento e o design. Vamos às dicas.

**Estabeleça um orçamento:** deve-se considerar a relevância e o reconhecimento da destilaria no mercado. Numa edição, o primeiro rótulo tem um preço acessível. Em séries limitadas é aconselhável não perder a primeira garrafa e completar a coleção. Além disso, as coleções completas tendem a valorizar mais do que as garrafas individuais.

**Busque raridades:** explore garrafas raras ou exóticas. Verifique também se o referido pertence a uma edição limitada ou se a gama está prestes a ser descontinuada. Isso nos diz o quão escasso será nos próximos anos. Se for uma série limitada, quanto menos garrafas, melhor.

**Pesquise as características:** hoje há uma grande procura por destilados únicos que tenham história para contar. O design conta, mas o principal atributo é a exclusividade e o caráter único do líquido. O mercado asiático alimentou essa tendência de raros e especiais como símbolo de sucesso e realização pessoal.

**Analise a escassez no mercado:** é importante saber se a garrafa tem conceito ou alguma nota de sabor ou aroma especial que a torna única, bem como o número de garrafas produzidas e sua disponibilidade no mercado de primeira e segunda mão. Os uísques que foram produzidos por muitos anos seguidos são menos propensos a se tornarem itens cobiçados.

**Aposte nos whiskies _Single Malt_:** O uísque escocês é objeto de desejo dos investidores de luxo. Nos últimos anos, seu valor de coleção aumentou em maior proporção do que o preço do barril de petróleo bruto Brent e do ouro, classificando-se como um dos ativos mais cobiçados para investir e vender na atualidade.

>_”Nenhuma outra marca de uísque possui mais reconhecimento e hegemonia nesse cenário do que The Macallan, fundada em 1824 no nordeste da Escocia. Focamos no valor, não no volume, sendo a marca Single Malt número 1 em termos de valor em leilões no mundo. Os maiores recordes pagos por uma garrafa teve o aporte de USD 1,9 milhão. Porém, participar desse mundo não exige necessariamente um grande orçamento. Edições limitadas bem acessíveis, como a Edition Series e a Harmony Collection, por exemplo. Foram lançadas em 2015 a um preço de aproximadamente USD 100 por garrafa. Hoje, uma garrafa de Número 1 é negociada por 18 vezes o preço original”_, finaliza **Morselli**.

Veja também

A diversidade do Brasil impulsiona o turismo de luxo, com …

Insistimos em tratar a obesidade com discursos moralizantes, achacando o …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.