O uísque tem a sua **majestade** dentre os destilados. Seja em sua origem na Antiguidade, oriundo dos árabes. Ou às portas da Renascença, quando em 1494 o **Rei James IV da Escócia** importou das arábias milhares de litros de malte para que os frades fabricassem as primeiras 1,5 mil garrafas da “água da vida”, chamada de _uisge beatha_.
As primeiras formas da palavra em inglês incluíam _uskebeaghe_, _usquebaugh_, _usquebath_ e _usquebae_. No século XVIII a bebida foi apresentada aos norte-americanos e canadenses. Chegou no Brasil em seguida e invadiu a Ásia nos anos 1900. De lá pra cá são favas contadas. Mas eis que neste milênio a cultura do uísque tem vivido uma **ascensão absoluta**.
O destilado marrom elaborado de forma artesanal tem apresentado números comerciais expressivos. A cada segundo, 44 garrafas são enviadas da _highland_ escocesa para cerca de 180 mercados no mundo todo – equivalente a um total de mais de **1,3 bilhão** por ano.
Com todo esse interesse renovado, é claro que tem havido uma onda de **entusiastas** que criam suas próprias coleções. Nesses mercados, comprar um determinado rótulo e revendê-lo após alguns anos tem se mostrado um **excelente investimento**.
>_“No Brasil e na América Latina esse tipo de prática é cada vez mais frequente, vemos esses mercados com grande potencial e sede de conhecimento. Nenhuma outra região do mundo está crescendo a um ritmo tão rápido. As pessoas estão migrando de categorias como Blended e aprendendo cada vez mais sobre Single Malts, seguindo uma tendência natural de amadurecimento do mercado”_, explica **Gianpaolo Morselli**, _brand ambassador_ da **The Macallan** no Brasil.
Segundo ele, os consumidores desejam **refinar** seu gosto. Os bebedores em geral sabem muito pouco sobre o assunto, ao contrário dos bebedores de vinho. Esse cenário está mudando rapidamente, e os _Single Malts_ são uma excelente maneira de ampliar horizontes, pois possuem diversidade de sabores e características distintas, assim como os vinhos finos.
Mas **como começar sua coleção de luxo?** O especialista explica o que é preciso considerar, desde a idade e a raridade até o armazenamento e o design. Vamos às dicas.
**Estabeleça um orçamento:** deve-se considerar a relevância e o reconhecimento da destilaria no mercado. Numa edição, o primeiro rótulo tem um preço acessível. Em séries limitadas é aconselhável não perder a primeira garrafa e completar a coleção. Além disso, as coleções completas tendem a valorizar mais do que as garrafas individuais.
**Busque raridades:** explore garrafas raras ou exóticas. Verifique também se o referido pertence a uma edição limitada ou se a gama está prestes a ser descontinuada. Isso nos diz o quão escasso será nos próximos anos. Se for uma série limitada, quanto menos garrafas, melhor.
**Pesquise as características:** hoje há uma grande procura por destilados únicos que tenham história para contar. O design conta, mas o principal atributo é a exclusividade e o caráter único do líquido. O mercado asiático alimentou essa tendência de raros e especiais como símbolo de sucesso e realização pessoal.
**Analise a escassez no mercado:** é importante saber se a garrafa tem conceito ou alguma nota de sabor ou aroma especial que a torna única, bem como o número de garrafas produzidas e sua disponibilidade no mercado de primeira e segunda mão. Os uísques que foram produzidos por muitos anos seguidos são menos propensos a se tornarem itens cobiçados.
**Aposte nos whiskies _Single Malt_:** O uísque escocês é objeto de desejo dos investidores de luxo. Nos últimos anos, seu valor de coleção aumentou em maior proporção do que o preço do barril de petróleo bruto Brent e do ouro, classificando-se como um dos ativos mais cobiçados para investir e vender na atualidade.
>_”Nenhuma outra marca de uísque possui mais reconhecimento e hegemonia nesse cenário do que The Macallan, fundada em 1824 no nordeste da Escocia. Focamos no valor, não no volume, sendo a marca Single Malt número 1 em termos de valor em leilões no mundo. Os maiores recordes pagos por uma garrafa teve o aporte de USD 1,9 milhão. Porém, participar desse mundo não exige necessariamente um grande orçamento. Edições limitadas bem acessíveis, como a Edition Series e a Harmony Collection, por exemplo. Foram lançadas em 2015 a um preço de aproximadamente USD 100 por garrafa. Hoje, uma garrafa de Número 1 é negociada por 18 vezes o preço original”_, finaliza **Morselli**.