A TV Globo prestou uma homenagem à cantora Preta Gil na noite desta segunda-feira (21), ao destacar a imagem da filha de Gilberto Gil – falecida no domingo (20), nos Estados Unidos (EUA) – durante a abertura do remake da novela Vale Tudo, atualmente em exibição no canal.
A emissora também substituiu a versão original da música Brasil, mostra a tua cara, criada por Cazuza e eternizada por Gal Costa, por uma gravação feita pela própria Preta, querida pelo canal de TV. Uma foto da artista, como tributo póstumo, ganhou destaque na abertura do folhetim.
A nova versão do clássico da TV é composta por inúmeros atores com quem Preta Gil mantinha relação de extrema amizade, como Carolina Dieckmann e Taís Araújo, as quais registraram textos emocionantes para a cantora nas redes sociais.
Veja a homenagem da Globo:
Rapaz, que homanagem linda para a Preta Gil na novela Vale Tudo ❤️
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) July 22, 2025
Morte precoce
Preta Gil morreu no domingo (20), aos 50 anos, após uma longa batalha contra um câncer no reto. Ela estava em tratamento nos Estados Unidos desde o agravamento do quadro clínico. O vídeo da homenagem rapidamente viralizou nas redes sociais e foi compartilhado por artistas e fãs como um último adeus à cantora, atriz, empresária e símbolo de resistência.
Muito além da música, Preta foi um marco de representatividade: mulher negra, bissexual, fora dos padrões e dona de um discurso afiado contra o preconceito.
Em sua autobiografia lançada este ano, Preta Gil: Os Primeiros 50, a artista celebrou a vida e fez questão de deixar um recado à neta Sol de Maria, a quem dedicou um capítulo inteiro.
“Dedico este livro a Sol de Maria porque sei que, quando crescer, escutará muitas histórias a meu respeito. Algumas serão mentirosas, outras não. Aqui, eu tenho a chance de contar para ela a minha verdade”, escreveu.