Maioria dos turistas estrangeiros no Brasil vem da Argentina; destino preferido é o Rio de Janeiro

Pesquisa revela preferências de turistas estrangeiros no Brasil, desde o perfil dos viajantes ao tipo de passeio

O ano de 2025 nem acabou e o Brasil já se tornou o 5º país mais visitado das Américas: foram 6,8 milhões de turistas estrangeiros de passagem pelo território nacional, de acordo com levantamento da ONU Turismo. A pesquisa revela, também, que quem visita o Brasil viaja, majoritariamente, em casal ou com filhos, e vem na maior parte de países de língua espanhola. Ainda, essas pessoas não buscam apenas pelos destinos mais conhecidos, mas sim por cidades históricas que se misturam com a natureza.

Esse cenário foi traçado por um estudo sobre viajantes internacionais no Brasil realizado pela Civitatis. No primeiro semestre de 2025, a plataforma global de passeios e atividades turísticas registrou um crescimento de mais de 100% nas reservas feitas por estrangeiros, em comparação com o mesmo período de 2024.

Percebemos que esses turistas buscam mais do que fotos em pontos famosos; eles querem experiências que conectem cultura, gastronomia e natureza”, afirma o gerente Alexandre Oliveira. Além da busca por destinos de belezas naturais, ele explica que o perfil de viagem também mudou. Agora, há uma preferência por cidades que oferecem uma combinação diversificada de história e passeios urbanos. 

Entre os interesses em alta estão: ecoturismo, esportes, festivais culturais e eventos gastronômicos, que proporcionam contato direto com tradições e comunidades locais. 

Maioria dos turistas estrangeiros no Brasil vem da Argentina, e destino preferido é o Rio de Janeiro

Foz do Iguaçu

Quem são os turistas internacionais?

Os casais lideram as reservas feitas por estrangeiros no País e representam 34% do total, seguidos por famílias com filhos (28%) – 15% com adolescentes e 8% com bebês. Aquele que viaja sozinho simboliza quase um terço dos visitantes (27%), enquanto as viagens em grupos de amigos correspondem a 16%.

Países de idioma espanhol são maioria

Os dados da Civitatis revelam que a maior parte dos turistas estrangeiros no Brasil vem principalmente da América do Sul. O destaque vai para os vizinhos do Mercosul, com Argentina, Uruguai e Chile, aparecendo entre os cinco primeiros colocados, enquanto a Espanha ocupa a segunda posição. No top 10 também figuram Colômbia, Peru e Paraguai. Por fim, México, França e Estados Unidos completando o ranking.

Destinos favoritos: Rio de Janeiro e praias no topo

O Rio de Janeiro, um dos principais cartões-postais do País, lidera como o destino mais visitado. Entre os primeiros colocados, predominam cidades litorâneas, como Salvador, Paraty, Florianópolis, Recife, Natal, Búzios e São Luís. São Paulo desponta na terceira colocação, enquanto Foz do Iguaçu, com uma das sete maravilhas da natureza, fica na quarta colocação.

Maioria dos turistas estrangeiros no Brasil vem da Argentina, e destino preferido é o Rio de Janeiro

Salvador

Os dados destacam, ainda, a predominância de clássicos do Rio de Janeiro entre os passeios mais procurados pelos turistas, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Passeios pela natureza de destinos paradisíacos próximos à capital fluminense, como excursões de barco a Arraial do Cabo, a Angra dos Reis e a Búzios, também aparecem entre as buscas.

A procura por passeios gratuitos com contribuição voluntária tem crescido significativamente. Os roteiros históricos permanecem como os favoritos entre os turistas, com destaque para os centros de cidades como Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Paraty e São Luís. Além dos passeios urbanos, experiências culturais e ambientais também ganham relevância. 

Maioria dos turistas estrangeiros no Brasil vem da Argentina, e destino preferido é o Rio de Janeiro

Angra dos Reis, Rio de Janeiro

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 43

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI