O turismo de luxo brasileiro atravessa um momento de expansão e amadurecimento. Mais do que números positivos, o Anuário BLTA 2024, realizado pela Brazilian Luxury Travel Association em parceria com o Senac São Paulo, confirma uma transformação que alia crescimento econômico, hospitalidade de excelência e impacto socioambiental. Neste cenário, a BLTA anuncia a chegada de dois novos hotéis ao seu portfólio, ampliando o mapa de destinos que refletem autenticidade e brasilidade no alto padrão.
O anúncio foi feito em evento em São Paulo, na Casa de Cultura do Parque, com a presença de representantes do setor. Segundo o levantamento, os associados registraram em 2024 um faturamento conjunto de R$ 3,3 bilhões, representando um crescimento de 12,7% em relação ao ano anterior. A diária média alcançou R$ 3.267 (+29,3%). No universo das operadoras, o ticket médio doméstico atingiu R$ 15.605 (+67%), enquanto o ticket médio inbound, para clientes internacionais, chegou a R$ 20.420 (+33,4%).
“Esse avanço não apenas fortalece novos destinos e estimula práticas sustentáveis no País, como também engaja cada vez mais gestores na implementação de iniciativas de impacto positivo para os negócios e para a qualidade dos lugares onde atuam”, destaca Roberto Klabin, presidente do Conselho da BLTA.

Pontal dos Carneiros, em Pernambuco | Foto: Divulgação
Os dados mostram também que o perfil do viajante de luxo no Brasil permanece diversificado: 68,8% dos hóspedes são brasileiros, seguidos por europeus (14,9%, com destaque para franceses) e norte-americanos (9,6%). A maioria das viagens tem motivação de lazer (60%), e eventos como Réveillon (87%), Carnaval (73%) e casamentos (58%).
A sustentabilidade segue como pilar central: 96% dos hotéis associados compram de produtores locais, 94% reduziram o uso de plástico e cerca de 70% apoiam projetos socioambientais, especialmente em educação, desenvolvimento econômico e conservação ambiental.
Isso reflete no crescimento do portfólio da BLTA, que anunciou a entrada de dois empreendimentos que reforçam a diversidade de destinos do turismo de luxo brasileiro: o Saline Taíba, em São Gonçalo do Amarante (CE), e o Pontal dos Carneiros Bungalows, em Tamandaré (PE). Ambos passaram pelo rigoroso processo de avaliação da associação, que inclui visita técnica e questionário com mais de 250 critérios, assegurando padrões de qualidade, autenticidade e sustentabilidade.
“Além de serviços personalizados, qualidade de infraestrutura e experiências marcantes, nossos associados oferecem luxo consciente: respeito pelo entorno e pelas comunidades. O verdadeiro luxo hoje é indissociável de conexão emocional e propósito, e temos a responsabilidade de promover o turismo causando impacto positivo“, finaliza Camilla Barretto, CEO da entidade.

Camilla Barretto, CEO da BLTA | Foto: Paulo Freitas