Nos últimos anos, os cabelos ruivos se consolidaram como uma grande tendência, despertando o desejo que muitas mulheres têm de adotar essa cor única e marcante. Marina Ruy Barbosa, Giovanna Ewbank, Julianne Moore, Florence Welch… essas são apenas algumas celebridades que desfilam por aí com seus fios ruivos e arrancam suspiros por onde passam.
O GPS|Brasília conversou com três profissionais que atuam em Brasília para entender tudo que envolve o estilo de uma pessoa ruiva. A cabeleireira Mayane Santos, o maquiador Ricardo Maia e a consultora de imagem Daniela Kniggendorf desvendam truques e revelam dicas valiosas para harmonizar a cor do cabelo com a maquiagem e as roupas.
Cabelo
Especializada em coloração e apaixonada pelo universo das cores, a cabeleireira Mayane Santos explica que o diagnóstico individual e a personalização do tom são fundamentais na escolha do ruivo ideal, visto que cada cabelo é único e requer uma abordagem específica.
Então, a partir de uma análise de cor-base, textura e porosidade dos fios, além de considerar também a saúde capilar, é possível determinar o tom de ruivo que melhor harmoniza com a individualidade e o desejo de cada cliente.
“O ruivo possui uma variação enorme de subtons, incluindo acobreados, dourados, avermelhados, marrons, quentes ou frios”, observa a hairstylist. Ela é a primeira brasiliense a receber o título de Artista Wella, que reconhece o talento e a habilidade dos profissionais.
Mayane destaca, ainda, a importância do home care. “O nosso papel é fazer com que a cliente saia do salão com uma compreensão clara de como cuidar dos cabelos ruivos em casa, garantindo que a cor se mantenha vibrante e saudável por mais tempo”, afirma.
Para ela, os cuidados começam com um cronograma capilar bem estruturado, com produtos que façam uma limpeza profunda e suave nos fios. Além disso, é importante ter uma rotina que intercale fortalecimento com nutrição e hidratação.
“Com esses cuidados, as clientes não apenas mantêm a cor viva por mais tempo, mas também garantem que seus cabelos estejam sempre saudáveis e com um aspecto impecável”, reforça a cabeleireira.
Maquiagem
O maquiador Ricardo Maia entrega os truques para as ruivas arrasarem na make. “Para os olhos, tons quentes, como dourado, cobre e bronze, dão um link super bacana com a cor do cabelo”, entrga. Porém, verdes e azuis em tons mais suaves e aguados também combinam super bom com o ruivo.
Para as bochechas, o ideal são blushes nas cores pêssego, coral, rosa suave ou tons terrosos, a depender do tom de pele. Batons com fundo alaranjado e tons de rosa, do mais claro ao mais escuro, também caem bem com as ruivas, além dos clássicos nudes e marrons.
Uma super dica para deixar o look mais natural, de acordo com Ricardo, é trocar o delineador preto pelo verde escuro ou pelo marrom, o que confere mais suavidade ao olhar, e optar por bases mais fluidas, no caso das ruivas que tenham sardas, pois a cobertura mais baixa deixa transparecer os sinais da pele.
Ricardo relembra, ainda, que é importante testar a base no rosto antes de comprar, para verificar se o tom escolhido é compatível tanto com a pele, quanto com o tom do cabelo.
Roupas
“Imagine os tons acobreados, alaranjados, dourados, marrons, vinhos e verdes oliva das folhas secas do Central Park no outono, essa é a paleta que mais combina com as ruivas”, garante a consultora de imagem Daniela Kniggendorf.
Ela explica que, ao falar sobre coloração pessoal, deve-se sempre focar nas cores próximas ao rosto, que têm o poder de harmonizar com o tom de pele. De acordo com Daniela, pessoas ruivas geralmente harmonizam melhor com as paletas outonais, que se dividem em três categorias: outono puro, outono suave e outono profundo.
Cores alaranjadas criam conexão direta com a cor dos fios, enquanto verdes quentes, como o musgo e o oliva, vinho e azul petróleo também são opções que combinam muito bem com os ruivos.
Para aqueles que preferem tons mais neutros, basta focar nas cores neutras da cartela, como berinjela, marinho, bege acinzentado e nudes.
“Maquiagem e acessórios, bem como a cor do cabelo e o esmalte, fazem toda a diferença. Por isso é importante entender as cores que afloram sua beleza”, reforça Daniela. “Não vejo a coloração como uma regra limitadora, mas sim como um guia, uma direção a ser seguida”, conclui.