GPS Brasília comscore

Tudo pronto para o 35ª Bienal de Arte na presença de 121 participantes

A 35ª Bienal de São Paulo é um marco histórico que transcende as fronteiras do impossível. Estamos testemunhando a convergência de artistas excepcionais, ideias transformadoras e um diálogo incisivo sobre as questões urgentes do nosso tempo.” São com essas palavras fortes que José Olympio da Veiga Pereira, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, apresenta a mostra ao público. E completa: “essa exposição se tornará um legado duradouro, inspirando gerações futuras e redefinindo os limites do que é possível na expressão artística.”

 

Este ano, a curadoria é do quarteto Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel. O projeto espacial e expográfico da mostra foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Vão.

 

Coletivo curatorial da 35 Bienal de São Paulo, da esquerda para a direita Manuel Borja-Villel, Diane Lima, Grada Kilomba e Hélio Menezes.jpg
Coletivo curatorial da 35ª Bienal de São Paulo, da esquerda para a direita Manuel Borja-Villel, Diane Lima, Grada Kilomba e Hélio Menezes

 

O anúncio da lista completa de participantes consolida a intensa pesquisa do coletivo curatorial sobre as urgências do mundo atual e revela os diferentes formatos, movimentos e compreensões do título “Coreografias do Impossível”.

 

Os 121 nomes confirmados misturam as vozes das diásporas e de povos originários, ampliando o diálogo local e internacional. Segundo os curadores: “A impossibilidade é o fio condutor e o principal critério que guia a seleção desses participantes. Os artistas desafiam o impossível em suas mais variadas e incalculáveis formas. Vivem em contextos impossíveis, desenvolvem estratégias de contorno, atravessam limites e escapam das impossibilidades do mundo em que vivem“.

 

Clique aqui para conhecer todos os participantes da Bienal.

 

Para o desenvolvimento do projeto arquitetônico e expográfico da 35ª Bienal de São Paulo, a renomada equipe do Vão foi convidada. Com uma trajetória marcante, o Vão se destaca por sua abordagem inovadora e premiada no campo da arquitetura. Os sócios do escritório Anna Juni, Enk te Winkel e Gustavo Delonero são reconhecidos por sua habilidade em criar espaços que provocam a interação e a reflexão. 

Enk te Winkel, Anna Juni, Gustavo Delonero, Vão.jpg
Enk te Winkel, Anna Juni, Gustavo Delonero, do escritório Vão

 

35bsp_img_vão.jpg
Para a mostra, o vão central do Pavilhão da Bienal será inteiramente fechado pela primeira vez na história

 

35bsp-cartaz02-HIGH.jpg
Poster da Bienal

 

SERVIÇO
35a Bienal de São Paulo – Coreografias do Impossível
Curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel
Data: de 6 a 10 dezembro 2023 ter, qua, sex, dom: 10h – 19h (última entrada: 18h30); qui, sáb: 10h – 21h (última entrada: 20h30)
Onde: Pavilhão Ciccillo Matarazzo Parque Ibirapuera, Portão 3
Entrada gratuita

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.