Categories: Justiça

TSE dá três dias para PRTB se manifestar sobre candidatura de Pablo Marçal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, nesta segunda-feira (26), o prazo de três dias para que o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) se posicione em relação à ação que questiona o registro de candidatura de influenciador Pablo Marçal à Prefeitura de São Paulo. A ação alega que o registro de Marçal pode ter sido feito fora do prazo estipulado pelo estatuto da legenda. As informações são do Metrópoles.

A disputa interna pelo controle do partido, fundado na década de 1990 por Levy Fidelix, é o pano de fundo para o questionamento jurídico. A ação chegou ao gabinete da ministra e presidente do TSE, Cármen Lúcia, no início de agosto.

No último domingo (25/8), a ministra emitiu um despacho solicitando informações ao atual presidente do partido, Leonardo Avalanche, após acusações feitas por Aldineia Fidelix, viúva de Levy Fidelix, de que Avalanche teria desrespeitado o estatuto do partido e comprometido a democracia interna da sigla.

Cármen Lúcia também pediu um parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) sobre o caso, que conta com a participação de renomados juristas, incluindo os ex-ministros do TSE Sérgio Banhos, Carlos Eduardo Caputo Bastos e Carlos Horbach.

A disputa pelo controle do PRTB se intensificou após o suposto descumprimento de um acordo firmado em fevereiro deste ano, que visava pacificar as tensões internas. O pacto previa a ascensão de Aldineia Fidelix à vice-presidência nacional do partido e a atribuição de seis posições na comissão executiva nacional, além do controle político de cinco estados.

No entanto, Aldineia acusa Avalanche de não cumprir o acordo, nomeando outros aliados para os cargos estratégicos, como Tarcísio Escobar de Almeida, que foi designado para o diretório de São Paulo, mas posteriormente afastado devido a um indiciamento por supostas ligações com a facção criminosa PCC.

Embora a ação não cite diretamente Pablo Marçal, sua candidatura está em risco caso as decisões de Avalanche sejam anuladas. Aldineia Fidelix solicita a invalidação das deliberações feitas pelo presidente do partido, o que poderia impactar diretamente a aprovação da candidatura de Marçal.

Atualmente, o influenciador responde a pelo menos três processos na Justiça Eleitoral, incluindo acusações de abuso de poder econômico e irregularidades no prazo de filiação ao PRTB, dois dos quais foram movidos por membros do próprio partido, como o secretário nacional Marcos Andrade.

 

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Mariah Carey perde mãe e irmã às vésperas da turnê no Brasil, diz site

Cantora confirmou ao portal TMZ que as duas faleceram pouco antes do embarque ao Rio…

52 minutos ago

Presidente da CLDF lamenta morte de brigadista no MT: “Dedicou a vida para salvar outras”

De Brasília, Uellinton Lopes perdeu a vida enquanto combatia incêndio em terra indígena

1 hora ago

Durante rasante em Brasília, Bruno Gagliasso curte almoço no Pontão do Lago Sul

Ator aprovou o restaurante Sallva, um dos mais procurados no complexo gastronômico

2 horas ago

Ação de acolhimento atende 29 pessoas em situação de rua no Plano Piloto

Operação ocorreu entre sábado (24) e esta segunda-feira (26)

3 horas ago

Janja lamenta morte de brigadista durante combate a incêndios em terra indígena no MT

Primeira-dama expressou pesar e solidariedade à família de Uellinton Lopes dos Santos

3 horas ago

MST repudia acusações sobre queimadas em SP e aponta culpa ao agronegócio

Movimento nega envolvimento nos incêndios e critica modelo agrícola dominante no País

3 horas ago