GPS Brasília comscore

TSE confirma inegibilidade do ex-deputado Delegado Cavalcante

O ex-parlamentar foi cassado por abuso de poder político
Ex-deputado Delegado Cavalcante | Foto: Junior Pio/Assembleia Legislativa do Ceará

Compartilhe:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, nesta quinta-feira (14), a inelegibilidade por 8 anos do ex-deputado estadual Delegado Cavalcante (PL-CE). O deputado foi condenado por abuso de poder político, de autoridade e de comunicação nas eleições de 2022. O placar da votação da cassação foi de 6 a 1.

A corte também cassou seu diploma de suplente, o que se resulta na proibição de candidatura do deputado pelos próximos 3 pleitos (2024, 2026 e 2028).

“Se a gente não ganhar nas urnas, se eles roubarem nas urnas, vamos ganhar na bala!”, declarou o ex-deputado estadual, em comício realizado no dia 7 de setembro de 2022. Essa fala foi amplamente compartilhada nas redes sociais.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, destacou que a fala do ex-parlamentar é “criminosa” e “golpista”, falando que é exatamente esse tipo de discurso que fomentou os atos do dia 8 de janeiro de 2023.

“Essas pessoas se escondem, ou tentam se esconder depois, na imunidade parlamentar, enquanto aqueles que foram instigados por eles estão com penas de 12 a 17 anos. Aqui, como bem salientou o ministro vistor, estão presentes todos os elementos do golpe. Ele instigou a desobediência contra a Justiça Eleitoral”, afirmou o ministro.