Categories: Política

TSE adia julgamento de Bolsonaro até terça

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nesta terça-feira (10), a suspensão do julgamento de ações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu então vice, Walter Braga Netto, até a próxima terça-feira (17). As ações, movidas pelo PDT e pela coligação Brasil Esperança, ligada à campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alegam abuso de poder político por parte dos acusados, em decorrência do uso da estrutura pública para fins eleitorais.

O cerne das acusações recai sobre o uso do Palácio do Planalto para a realização de transmissões ao vivo no YouTube com propósitos políticos em benefício próprio Bolsonaro. Além disso, uma das ações aponta o abuso de poder ao usar o Palácio da Alvorada para se reunir com cantores sertanejos na véspera das eleições, com a alegação de que essa reunião tinha motivações eleitorais e foi transmitida pela internet.

Todas as imputações estão sendo avaliadas através de uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije).

Caso ocorra uma segunda condenação à inelegibilidade, isso representaria um novo obstáculo para as ambições políticas de Jair Bolsonaro. A defesa já havia entrado com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a primeira decisão do TSE, que o deixou inelegível por oito anos.

Na terça-feira, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, apresentou o relatório sobre o caso, seguido das sustentações orais dos advogados das partes envolvidas.

A defesa de Bolsonaro, representada pelo advogado Tarcísio Vieira, contestou o julgamento conjunto das ações, afirmando que tal procedimento não é comum. Vieira também rebateu veementemente as acusações de que as transmissões ao vivo eram de natureza eleitoreira. Segundo a defesa, não houve a presença de símbolos eleitorais, bandeiras ou provas que corroborassem a motivação eleitoral nas lives. O advogado argumentou que o presidente Bolsonaro sempre se comunicou com o público por meio de lives e considerou o processo vazio de fundamentos.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

3 horas ago

Distrito Federal bate novo recorde de calor pelo terceiro dia seguido, com 37,5°C

Estiagem prolongada e umidade baixa intensificam alerta de perigo no DF, com maior seca da…

3 horas ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

4 horas ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

4 horas ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

5 horas ago

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

5 horas ago