GPS Brasília comscore

Trump faz pronunciamento após mensagem curta sobre a morte do Papa Francisco

Vice JD Vance e ex-presidente Barack Obama também divulgam mensagens de pesar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou condolências ao papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21). “Acabei de assinar uma ordem executiva para posicionar as bandeiras em homenagem ao papa Francisco”, disse o republicano, complementando comentário feito mais cedo em sua rede social, a Truth Social, na qual publicou mensagem bem curta. “Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e aos que o amavam”, escreveu.

Desta vez, a fala foi feita em discurso de abertura para evento de Páscoa na Casa Branca. Trump acrescentou que pretende “trazer a religião de volta para a América” e desejou que os americanos aproveitem os próximos “quatro bons anos” de comemorações sob a sua gestão. O presidente norte-americano comentou ainda sobre o aumento nos números de recrutamento do exército militar e da política dos EUA, afirmando que os resultados mostram que “algo especial acontece com o país”.

Trump e o Papa Francisco se encontraram em 2017, no Vaticano. O presidente norte-americano confirmou que irá com a esposa Melania aos funerais do pontífice.

Vance
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que esteve no domingo (20), com o Papa Francisco no Vaticano, publicou no X sobre a morte do pontífice. Na véspera, os dois se encontraram por alguns minutos no domingo na Domus Santa Marta “para trocar saudações de Páscoa”.

Ambos se envolveram em uma discussão à distância sobre os planos de deportação de imigrantes em massa do governo Trump. Poucos dias antes de ser hospitalizado em fevereiro, Francisco criticou duramente os planos de deportação do governo Trump, alertando que eles privariam os imigrantes de sua dignidade inerente. Em uma carta aos bispos dos Estados Unidos, o papa também pareceu responder diretamente a Vance por ter afirmado que a doutrina católica justifica tais políticas.

Vance reconheceu as críticas de Francisco, mas disse que continuará defendendo suas opiniões. O vice-presidente norte-americano, que se converteu ao catolicismo em 2019, também se encontrou com o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e o ministro das Relações Exteriores, Arcebispo Paul Gallagher, no domingo.

Obama
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama lamentou a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21(. Em comunicado, Obama destacou que o pontífice foi “um líder raro que nos fazia querer ser pessoas melhores”.

Em sua humildade e em seus gestos ao mesmo tempo simples e profundos – abraçando os doentes, acolhendo os sem-teto, lavando os pés de jovens prisioneiros – ele nos sacudiu da complacência e nos lembrou de que todos estamos ligados por obrigações morais para com Deus e uns com os outros”, destacou o ex-presidente dos EUA.

Obama reiterou que o legado de Francisco seguirá após a sua morte. “Que possamos continuar atendendo ao seu chamado para nunca permanecer à margem desta marcha de esperança viva”.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

“Uma das grandes belezas da arquitetura é que, a cada …

Confira alguns dos benefícios pouco conhecidos em relação ao uso …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI