O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou por meio das redes sociais neste sábado (20) que a Venezuela deve aceitar imediatamente todos os presos e pessoas mantidas indevidamente em instituições para tratamento de saúde mental, em solo norte-americano.
“Milhares de pessoas foram gravemente feridas, e até mesmo mortas, por esses monstros. Tirem-os do nosso país agora mesmo ou o preço que vocês pagarão será incalculável”, publicou o republicano.
A declaração ocorrem em meio à escalada de tensões entre os EUA e a Venezuela. Desde o início de setembro, os norte-americanos ampliaram a presença militar no Caribe, sob o argumento de combater o narcotráfico e grupos criminosos ligados ao país vizinho.
Em resposta, o governo venezuelano denunciou incursões de aviões de reconhecimento norte-americanos em seu espaço aéreo e classificou as ações como violações de soberania.
Paralelamente, Washington pressiona para encerrar o status de proteção migratória concedido a venezuelanos nos EUA. Já Caracas tem reforçado alianças estratégicas com a Rússia e mobilizado suas forças armadas, em tom de resistência às ameaças externas.