Categories: Mundo

Trump é considerado culpado por tribunal de Nova York

Donald Trump se tornou, nesta quinta-feira (30), o primeiro ex-presidente da história dos Estados Unidos a ser declarado culpado de um crime na Justiça americana. Um júri em Nova York condenou o republicano pelas acusações de que teria feito pagamentos de campanha ilegais para manter o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels.

A sentença deve definida apenas em 11 de julho, segundo a CNN. As punições poderiam incluir o pagamento de multas, restituições ou até a prisão, a depender da evolução do caso. Trump deve recorrer ao julgamento, de acordo com a expectativa de múltiplos especialistas consultados pela imprensa americana.

O caso se refere especificamente a reembolsos que Trump fez ao seu ex-advogado Michael Cohen para retribuir o pagamento a Stormy Daniels. O objetivo era impedir que Daniels tornasse público um caso extraconjugal que Trump teria tido com ela. O valor teria sido classificado ilegalmente como uma despesa de campanha em 2016.

A notícia pode complicar os planos de Trump de voltar à Casa Branca. O provável candidato republicano aparece à frente do presidente dos EUA, Joe Biden, na maior parte das pesquisas de intenção de voto para as eleições de novembro. No entanto, várias sondagens já indicaram que o eleitorado estaria mais resistente a apoiá-lo se ele fosse condenado.

Após o veredicto, a ação da Trump Media – controladora da rede social Truth Social – recuava 4,90% no after hours da Bolsa de Nova York.

Protesto após o resultado
Após ter sido considerado culpado por suborno a uma ex-atriz pornô, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, protestou contra o processo. “Este foi um julgamento fraudulento e vergonhoso. O verdadeiro veredicto será dado pelo povo em 5 de novembro”, disse ele.

O juiz do caso, Juan Merchan, enfrenta agora a tarefa sem precedentes de determinar a setença Trump, de 77 anos. Merchan marcou a sentença de Trump para 11 de julho, poucos dias antes do início da Convenção Nacional Republicana. Os crimes são considerados de baixa gravidade e, assim, não implicam punição obrigatória. Trump também é um réu primário sem antecedentes criminais.

Tais circunstâncias poderiam tornar improvável uma pena de prisão. Merchan tem outras penalidades para escolher, que vão desde multa até liberdade condicional. É certo que Trump apelará, o que poderá levar meses ou anos para ser resolvido. O processo poderá ser ainda mais complicado se Trump, o provável candidato republicano, ganhar um segundo mandato presidencial (Com Asssociated Press e Dow Jones Newswires)

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Sábado (20) nas Olimpíadas: Brasil disputa medalhas em diversas modalidades

Pentatlo moderno, canoagem, levantamento de peso, futebol e vôlei estão entre as modalidades

7 horas ago

STF condena Fátima de Tubarão a 17 anos de prisão por atos de 8 de Janeiro

Idosa filmada em atos também deverá pagar R$ 30 mi por danos materiais

7 horas ago

Lula decreta luto oficial de três dias por vítimas de acidente aéreo em Vinhedo (SP)

Decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU)

8 horas ago

Mais um coração é transportado pelo helicóptero do Detran-DF

Órgão transportado pela aeronave sentinela é o 70º coração destinado a transplantes no DF desde…

8 horas ago

Avião da Voepass que caiu em Vinhedo não emitiu sinal de emergência, diz ministro

Tragédia em São Paulo vitima médicos paranaenses e professores universitários

8 horas ago

CCBB Brasília apresenta espetáculo inédito; confira os detalhes

Produção de dança contemporânea africana Euforia é dirigida por Idio Chichava

10 horas ago