O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (21) que patrulhará as ruas de Washington ao lado da polícia e das forças militares. Recentemente, o republicano anunciou a mobilização da Guarda Nacional, federalizando a segurança na capital americana.
A Casa Branca não forneceu detalhes adicionais sobre a participação de Trump nas patrulhas pela cidade. Segundo o próprio presidente, a ação deve ocorrer ainda nesta noite.
“Acho que vou sair hoje à noite com a polícia e com o exército, é claro”, disse Trump em entrevista ao repórter da Newsmax, Todd Starnes, em seu programa de rádio.
Federalização de Washington
Trump assumiu o controle da Metropolitan Police Department (MPD), transferindo sua autoridade para o governo federal. Além disso, ele mobilizou 800 soldados da Guarda Nacional e agentes de diversas agências federais, como o FBI e a DEA, para patrulhar as ruas da capital americana.
A justificativa apresentada pelo presidente dos EUA para essa intervenção foi o aumento da criminalidade na cidade. No entanto, dados oficiais indicam que os índices de crimes violentos estavam em queda, alcançando os níveis mais baixos em 30 anos.