O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seu país “precisa ter a Groelândia” por causa da segurança global. Ele acredita que a Dinamarca e a União Europeia entendam sua visão da importância do território, acrescentando um aviso: “E se eles não fizerem isso, nós vamos ter que explicar para eles”.
“Precisamos da Groenlândia,” disse o presidente. “Muito importante, para a segurança internacional, temos que ter a Groenlândia. Não é uma questão de, você acha que podemos fazer sem ela. Nós não podemos”. Para ele, assegurar o território é questão de paz “para todo mundo”. “Olhe para isso, você tem navios de guerra por todo o lugar passando bem ao longo da Groenlândia. Nós não vamos deixar que isso aconteça”, acrescentou Trump.
Os políticos da Groenlândia têm repetidamente sinalizado que eles são contra a anexação, e a primeira-ministra dinamarquês Mette Frederiksen pediu a Trump para respeitar “as regras fundamentais da soberania.”
Uma pesquisa feita por um jornal em janeiro descobriu que 85% dos groenlandeses não querem se tornar parte dos EUA, com quase metade dizendo que o interesse de Trump era uma ameaça. Os groenlandeses inclusive queriam se separar da Dinamarca, mas com o anúncio dos EUA, buscam apoio dinamarquês, já que ainda não autônomo.