GPS Brasília comscore

“Trump deve estar muito mal informado”, diz Lula sobre tarifaço

Presidente brasileiro defendeu levar o caso à OMC e afirmou que não tomará decisões sob pressão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “deve estar muito mal informado” ao alegar prejuízos econômicos nas trocas comerciais com o Brasil. Lula reiterou o histórico das relações comerciais entre os países e que não tomará medidas preciptadas em resposta às tarifas anunciadas por Washington. As declarações foram feitas durante entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.

Na ocasião, o titular do Palácio do Planalto defendeu levar o embate à Organização Mundial do Comércio (OMC). Para o petista, há motivações políticas na iniciativa dos governo norte-americano.

Lula voltou a dizer que o País não irá aceitar interferências externas em assuntos internos e destacou que suas decisões não serão tomadas sob pressão ou em momentos de tensão.

“Não tomo decisão com 39º graus de febre”, argumentou o presidente brasileiro. 

Ainda durante a entrevista, o petista mencionou o Brics como um possível fator relacionado à reação norte-americana.

A previsão, segundo Lula, é reunir-se nos próximos dias com empresários brasileiros para entender o impacto das novas tarifas sobre os setores produtivos. Ele quer contar com eventual apoio do setor privado em meio ao cenário atual. 

Reação do Congresso Nacional

Também nesta quinta-feira, os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgaram uma nota conjunta em resposta à decisão do governo dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

No comunicado, os parlamentares defenderam uma abordagem baseada no diálogo diplomático e comercial, mas destacaram que o Brasil dispõe de instrumentos legais para proteger sua economia. Entre eles, citaram a recém-aprovada Lei da Reciprocidade Econômica, que autoriza o país a adotar medidas semelhantes contra nações que implementem barreiras comerciais unilaterais.

Alcolumbre e Motta afirmaram que o Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos do caso.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Condição não necessariamente é permanente e pode estar associada a …

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.