O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que aumentaria as tarifas sobre a China para 125%, intensificando sua rixa com Pequim. Ele reforçou, em sua rede social, a Truth Social, que as medidas entram em vigor imediatamente.
“Baseado na falta de respeito que a China mostrou aos Mercados Mundiais, anuncio aqui que estou aumentando a tarifa cobrada pelos EUA sobre a China para 125%”. Ele também afirmou que “autorizou uma PAUSA de 90 dias e uma Tarifa Recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato”. Em algum momento, espero que em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis”, escreveu.
Os americanos pausaram em 90 dias as taxas com os outros países, e limitaram a 10%, já que dúzias de países buscaram negociações para novos acordos comerciais.
Veja, na íntegra a mensagem de Trump
“Com base na falta de respeito que a China tem demonstrado aos mercados mundiais, estou aumentando a tarifa cobrada à China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, espero que em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de explorar os EUA e outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis. Por outro lado, e com base no fato de que mais de 75 países convocaram representantes dos Estados Unidos, incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e o USTR, para negociar uma solução para os assuntos discutidos relativos ao Comércio, Barreiras Comerciais, Tarifas, Manipulação de Moeda e Tarifas Não Monetárias, e que esses países não retaliaram de nenhuma forma contra os Estados Unidos, conforme minha forte sugestão, eu autorizei uma PAUSA de 90 dias, e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida durante este período, de 10%, também com efeito imediato. Obrigado pela atenção a este assunto!”