O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (9) que novas tarifas ao Brasil devem ser apresentadas em breve. O republicano defendeu recentemente taxar os países integrantes o Brics, porque estariam tentando enfraquecer os EUA e substituir o dólar como moeda padrão.
“O Brasil, por exemplo, não tem sido bom para nós, nada bom”, disse Trump. “Vamos divulgar um dado sobre o Brasil, acredito, no final desta tarde ou amanhã de manhã”. O presidente norte-americano já anunciou tarifas contra parceiros comerciais.
Trump já anunciou alíquotas de 30% para Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Modávia e Filipinas. Desde abril, o norte-americano tem aplicado “tarifas recíprocas” e os parceiros dos EUA vêm negociando novos acordos comerciais. O republicano reforçou que os países visados nessas tarifas começarão o pagamento em 1º de agosto e que não haverá prorrogações.
O presidente dos EUA justifica as tarifas como medida protecionista, já que os norte-americanos têm déficits comerciais com certas nações.
O titular da Casa Branca completou afirmando que as tarifas seriam definidas em resposta as políticas que ele considera impedir a venda de produtos norte-americanos em outros países.