GPS Brasília comscore

Trump alfineta Lula, mantém tarifa de 50% e diz estar aberto a conversa: “Pode ligar quando quiser”

Presidente dos EUA afirma que está disposto a dialogar como Brasil, mas criticou postura do do Planalto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ligar para ele “quando quiser”. A declaração foi dada em resposta à repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, ao ser questionado sobre a possibilidade de diálogo entre os dois líderes.

Apesar do tom receptivo quanto ao contato, Trump foi direto ao criticar a atual condução política do Brasil. “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, disse, sem detalhar quais medidas motivaram a nova política tarifária adotada por seu governo.

Na quarta-feira (30), Trump assinou uma ordem executiva determinando a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA. A nova taxação entra em vigor no próximo dia 6 de agosto e foi anunciada por meio de carta enviada a Lula no início de julho.

De acordo com a Casa Branca, a medida é uma resposta a práticas do governo brasileiro que estariam prejudicando empresas americanas, violando a liberdade de expressão de cidadãos dos Estados Unidos e ameaçando interesses estratégicos do país. Segundo o governo norte-americano, essas ações teriam sido implementadas via Poder Judiciário brasileiro — com ordens judiciais obrigando plataformas a entregar dados, moderar conteúdos e suprimir discursos políticos.

A ordem foi oficializada no mesmo dia em que o ministro Alexandre de Moraes foi alvo de sanções dos EUA, com base na chamada Lei Magnitsky — que permite punições a autoridades estrangeiras acusadas de violar direitos humanos. Com a sanção, qualquer bem eventualmente pertencente a Moraes em solo americano foi bloqueado. Além disso, ele está proibido de realizar transações financeiras com empresas ou cidadãos dos Estados Unidos.

Enquanto isso, fontes do Palácio do Planalto indicam que os canais com a Casa Branca seguem fechados. Lula, inclusive, teria manifestado disposição para um contato direto com Trump, mas exigiria que fosse atendido de forma institucional. O presidente brasileiro afirmou recentemente que designou seu vice-presidente e ministros para conversar com seus equivalentes norte-americanos, mas não obteve retorno.

Trump, por sua vez, concluiu sua fala com um tom de espera: “Vamos ver o que acontece.”

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI