GPS Brasília comscore

Tricot domina o inverno com conforto, estilo e nostalgia

Peça queridinha da estação, o colete de tricot surge como terceira peça curinga. Stylist ensina como usar

O inverno começa oficialmente nesta quinta-feira, 20 de junho, e, junto com as temperaturas mais baixas, chega também aquele desejo coletivo por roupas quentinhas, aconchegantes e, claro, estilosas. E se tem uma peça que virou protagonista da estação, ela atende por um nome bem conhecido. E se tem uma peça que virou protagonista da estação, ela atende por um nome bem conhecido: colete de tricot.

- GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

Francesca Perks

O material, que há décadas faz parte do guarda-roupa dos dias frios, ressurge com força total, mas bem longe daquele visual clássico e careta. Embora o estilo grandpacore (sim, aquele mood de vovô estiloso) esteja bombando nas redes, com mais de 15 milhões de buscas no TikTok, omelete de tricot ganhou novas versões e caiu de vez nas graças da geração Z e dos fashionistas de todas as idades.

- GPS Brasília - Portal de Notícias do DF - GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

“O tricot ainda tem um apelo afetivo e histórico que dialoga com a busca por conforto emocional e estética tátil que o mundo pós-pandemia não abriu mão”, explica o stylist e produtor de moda Fernando Lackman. Para ele, a peça ganhou cara nova graças às modelagens oversized, cores vibrantes e texturas tridimensionais, que transformaram o tricot em símbolo de estilo contemporâneo.

Se antes era visto como sinônimo de look caseiro, hoje o colete de tricot virou o toque de sofisticação que faz qualquer produção ganhar personalidade. “Ele funciona como um elemento de contraste e complemento do look. Pode quebrar a rigidez de uma calça de alfaiataria ou trazer um toque despojado a um vestido midi”, pontua o stylist.
- GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

O truque de estilo, segundo Lackman, é simples, se a peça vem em cores vibrantes ou com padronagens marcantes, o restante do visual precisa ser mais neutro e discreto. Jeans, alfaiataria, saias midi ou peças de caimento reto são combinações certeiras para equilibrar a composição. “O segredo é deixar uma peça ser a protagonista — e o resto atuar como complemento”, reforça.

- GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

Na cartela de cores, não faltam possibilidades. Para quem tem receio de ousar no inverno, a dica é começar por acessórios ou investir em tricots em tons mais suaves, como lavanda, terracota e verde-musgo. Já os clássicos e versáteis, que combinam com praticamente tudo, são os modelos em cinza mescla, azul, verde militar, além dos tradicionais preto e branco, que seguem firmes como apostas infalíveis.

Mas nem só de acertos vive o styling. Lackman alerta para os deslizes mais comuns, como exagerar no volume das peças. “Como o tricot geralmente traz volume, ele deve ser combinado com peças que tenham mais estrutura ou caimento próximo ao corpo”, orienta. Outro erro recorrente é misturar peças pesadas sem pensar no equilíbrio das texturas, o que pode deixar o visual carregado e pouco harmônico.

Se alguém ainda duvida da força dessa peça, o stylist é categórico, omelete de tricot deixou de ser tendência e virou clássico do inverno. “Ele transcendeu o lugar de tendência e ganhou espaço como clássico da temporada fria — assim como a bota, o trench coat e o crochê”, afirma.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI