GPS Brasília comscore

Tribunal de Contas aponta falhas estruturais e riscos em 38 escolas públicas vistoriadas no DF

Corte de Contas revelou os dados durante coletiva de imprensa; secretaria diz que irá "colaborar" com TCDF

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) divulgou, nesta quinta-feira (31), o resultado de uma auditoria que avaliou a situação precária de algumas das várias escolas públicas localizadas na capital federal.

A análise, baseada em visitas a 38 escolas da rede local, buscou verificar o estado da infraestrutura e a implementação de políticas do Plano Distrital de Educação, uma das medidas propostas pelo atual governo.

A partir dessa amostra estatística, que representa um pouco mais de 5% das unidades da rede, o tribunal constatou problemas graves que podem afetar tanto a segurança quanto a qualidade do ensino.

Durante as visitas, os auditores registraram “falhas críticas” nos sistemas de segurança contra incêndio, inclusive com a ausência de vistoria do Corpo de Bombeiros (CBMDF) em 95% das unidades visitadas.

Problemas de acessibilidade, como a falta de sinalização e adaptações para pessoas com deficiência (PCD) em banheiros e salas de aula também foram constatados.

Outro ponto de destaque indicado no mesmo relatório são os danos nas estruturas das escolas, incluindo muros e telhados com risco de desabamento. Em algumas unidades, foram identificados buracos nas paredes e no piso das salas de aula, além de alagamentos em períodos de chuva, o que compromete o uso seguro dos espaços escolares. Segundo os auditores, essa condição precária exige intervenções urgentes.

A falta de infraestrutura também afeta a segurança dos alunos, com estruturas defeituosas, casos de invasão à uma escola são uma preocupação. 32% das escolas não possuem câmeras de segurança e 82% delas não possuem um botão do pânico ou algo similar.

Tecnologia

A ausência de infraestrutura tecnológica também foi apontada como um fator que limita o processo de ensino e aprendizado. Laboratórios de informática, considerados essenciais para o desenvolvimento de habilidades digitais, foram classificados como “negligenciados”, com falta de manutenção, equipamentos obsoletos, além do desuso total da sala de informática.

Os auditores destacaram, ainda, a ausência de conexão confiável com a internet. Em diversas escolas, a rede GDFNet, fornecida pelo governo, não funciona adequadamente, levando os profissionais a recorrerem a contratos privados ou a rateios para manter o acesso online.

O projeto do ensino integral nas escolas do DF também não pode ser executado devido à falta de refeitórios para os estudantes. Das unidades vistoriadas, 79% não apresentam locais específicos para refeições.

Prazo

Com a finalização do relatório, o TCDF estabeleceu um prazo de 60 dias para que a Secretaria de Educação apresente um plano de resposta às falhas encontradas, com cronograma para correção das deficiências estruturais.

A Secretaria já foi notificada deve responder juntamente com um plano de ação. Segundo a Corte de Contas, esse acompanhamento será realizado periodicamente, com novas vistorias planejadas para monitorar o cumprimento das medidas estabelecidas.

O que diz a Secretaria de Educação?

Por meio de nota, a Secretaria de Educação declarou estar comprometida com as exigências feitas pelo TCDF, participando de reuniões e recebendo as orientações técnicas.

A pasta garantiu que a gestão está “disposta a colaborar” com as demandas da auditoria e a garantir que as escolas atendam aos padrões de segurança e qualidade estipulados pelo Plano Distrital de Educação.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

Uso excessivo de eletrônicos, falta de acompanhamento médico e luz …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.