O processo contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi anulado por um tribunal de apelações em Nova York nesta quinta-feira (21). Trump foi acusado em 2024 pelo juiz Arthur Engoron de ter inflado números do balanço financeiro de empreendimentos para obter condições favoráveis de empréstimo para a empresa imobiliária da família.
A decisão da corte de apelações julgou a multa aplicada pelo magistrado, na ordem de US$ 454 milhões, como excessiva. A acusação afirmou que o mandatário teria exagerado o patrimônio líquido em até US$ 3,6 bilhões entre 2011 e 2021.
A procuradora de Nova York, Letitia James, havia aberto a ação civil por fraude contra Trump em 2022, mas foi contrariada por um painel de cinco juízes da Corte de apelações.
Em sua redes social, a Truth Social, Trump anunciou “vitória total no caso da falsa procuradora-geral do estado de Nova York, Letitia James”.
“Respeito profundamente o fato de o Tribunal ter tido a coragem de anular esta decisão ilegal e vergonhosa que estava prejudicando os negócios em todo o estado de Nova York”, publicou Trump.
O presidente norte-americano afirma ter sido vítima de uma “caça às bruxas política e no sentido empresarial, como ninguém jamais viu antes”.“Tudo o que fiz foi absolutamente correto e, até mesmo, perfeito”, afirmou.
Confira a publicação: